quinta-feira, 13 de julho de 2017

INVASÃO DE ESTUDANTES!

Sotaque brasileiro 'invade' universidades portuguesas

Conheça o que atrai cada vez mais brasileiros para as universidades portuguesas.


O número de brasileiros a pedir visto para estudar em Portugal aumentou 46% no primeiro semestre de 2017. Os números enviados pela Secretaria de Estado das Comunidades à TSF ainda estão longe de serem finais, mas vão ao encontro do sentimento das universidades que sentem um enorme aumento de procura vinda do Brasil.
Em 2015, as autoridades portuguesas emitiram 3300 vistos para estudantes brasileiros, número que subiu para 5 mil em 2016.
Agora, nos primeiros seis meses de 2017, o número de pedidos já vai em 1539, bem acima dos 1054 de igual período do ano passado (+46%), sendo que a maioria dos vistos serão solicitados, certamente, com o aproximar do início do novo ano letivo.
A maior universidade de brasileiros no estrangeiro
A Universidade de Coimbra é, aliás, a instituição do ensino superior fora do Brasil com mais alunos brasileiros. O vice-reitor para a área das relações internacionais aponta alguns números: atualmente são cerca de 2 mil, perto de metade dos cerca de 4 mil estrangeiros que estudam em Coimbra.
Joaquim Ramos de Carvalho explica que a partir de 2014 o Governo facilitou muito a entrada de alunos estrangeiros e no próximo ano letivo espera-se um novo grande aumento de brasileiros, numa subida de quase 100% face a 2016/2017 nos alunos que vêm para o primeiro ano de licenciaturas.
O vice-reitor adianta que são muitas as razões que atraem os brasileiros para Portugal, mas destaca a segurança do país que dá descanso às famílias, mas também a educação de qualidade.
O dinheiro, garante o responsável da Universidade de Coimbra, não é um grande problema pois as propinas, 7 mil euros por ano, não são muito face ao que os brasileiros pagam numa escola secundária privada no Brasil, sendo que as despesas do dia-a-dia podem ser menores que numa grande cidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário