quinta-feira, 13 de julho de 2017

JAIME FIGURA

UMA PRESENÇA BIZARRA NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR 

Image may contain: one or more people and outdoor





Image may contain: one or more people, shoes and outdoorPerambulando, há mais de 4 décadas, pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, não há quem não conheça - ou até não tema - a "figura" bizarra de Jaime Figura.
Talentoso, inteligente, artista e ex-militar, reservista do exército brasileiro, Jaime Figura é uma incógnita. Uma 
mistura de indigente, "maluco beleza", artista cult.

Veste-se de latas, penduricalhos, apetrechos enferrujados, que ao andar balançam como chocalhos. E ninguém lhe vê o rosto. Fala pouco, ou quase nada. Observa o mundo por dois pequenos orificios em sua sinistra máscara de metal enferrujado. 
Se não bastasse a sua lúgubre perfomance, no seu bizarro ateliê, localizado na Ladeira do Carmo, ele construiu um caixão, fabricado por ele mesmo, ao qual denomina "sarcófago" , no qual dorme.
Jaime Figura, em seu silencio sepulcral, reflete a "loucura" de uma sociedade em frangalhos. E, do alto de sua onírica e alucinada trincheira, constrói a sua "realidade", preservando-se da maldade humana.

Image may contain: shoes and bootsComo ele mesmo afirmou numa entrevista a Pablo Reis: “Desde pequeno, eu sempre vivi sozinho e com medo da maldade das pessoas. Eu era enganado e perseguido. Quanto mais quieto eu ficava, mais problema eu atraía. Começaram a buscar por minha carne, pra saber se eu era homem ou mulher. Não foram os brancos que me subjugaram. Foi minha própria raça que me tirou sangue e mexeu na minha carne”. 
Image may contain: one or more people and people standing"Jaime confessa que tem medo da maldade do mundo, é a explicação encontrada para colocar tantos obstáculos entre ele mesmo e a vida que passa. Sente solidão quando os turistas estrangeiros o fotografam, sente calafrios quando lhe praticam agressões na rua, sente ódio quando um vizinho ruim de ritmo resolve praticar percussão."
No automatic alt text available.Quem está por trás da máscara de Jaime Figura ? De onde veio ? Para onde vai ? O que pensa ? O que quer ?
Qual o segredo de Jaime Figura ?
Estas são algumas perguntas que ficam no ar. Enquanto isso, a figura humana de Jaime Figura passa , silenciosamente, pelas ruas da cidade, pelos olhos, indiferentes, da cidade e vê a vida passar. Até quando ?

Amália Casal Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário