domingo, 22 de outubro de 2017

A MORTE DO PADRE CÍCERO


Padre CÍcero faleceu na manhã de 20 de julho de 1934, aos 90 anos. 
O filho de um dos seus secretários particulares Lourival Marques, fez um relato que dá a dimensão da dramaticidade daquele dia.

Image may contain: 5 people
Foto rara de 20 de julho de 1934 Enterro do Padre Cicero, em Juazeiro

“Acordei pelo tropel de gente que corria pela rua. Fiquei sem saber a que atribuir aquelas carreiras insólitas. Quando cheguei à janela tive a impressão de que alguma coisa monstruosa sucedia na cidade. Que espetáculo horroroso, esse de mulheres alucinadas, correndo pelas ruas afora, chorando, gritando, arrepelando-se.…foi então que se soube...O Padre Cícero falecera...eu, sem ser fanático, senti uma vontade louca de chorar, de sair aos gritos, como toda aquela gente, em direção à casa desse homem, que não teve igual em bondade e nem teve igual em ser caluniado. Um caudal de mais de 40 mil pessoas atropelava-se, esmagava-se na ânsia de chegar à casa do reverendo. (...) dezenas de caminhões superlotados, milhares e milhares de pessoas á pé, marchavam para aqui. Juazeiro viveu e está vivendo horas que nem Londres, nem Nova York viverão jamais...O povo, uma horda enorme, invadiu tudo, derrubando quem se pôs de permeio, quebrando portas, passando por cima de tudo. Pediu-se reforço à polícia, mas o delegado recusou, alegando que o padre era do povo e continuava a ser do povo”.
Mas de 60 mil pessoas acompanharam o enterro do padre. O corpo foi enterrado no altar da capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (a capela do cemitério), construída por iniciativa do próprio padre e que virou local de visita obrigatória dos romeiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário