sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A PISCINA

Resultado de imagem para FOTOS DA PISCINA MUSEU DE ROUBAIX

Como custa este inverno a ser varrido das ruas e jardins de Paris...
É numa manhã de se ficar no aconchego da cama que resolvo enfrentar a chuvinha chatinha, os asfaltos espelhados e o cheiro anônimo da Gare du Nord. Com meu velho amigo Bruno estamos indo a Roubaix. Quando digo velho amigo, nada de exagero. A gente se conhece desde os tempos militares. 1959. Meros cinqüenta anos. Meio século... Pode?! Continua pintando imensas telas abstratas irritadas, imune ás correntes “contemporâneas” de instalações e conceitos. Também é exímio desenhista, povoando a bico de pena montanhas de corpos lúbricos em espaços saturados.

Resultado de imagem para FOTOS DA PISCINA MUSEU DE ROUBAIX

O tripé Lille-Roubaix-Tourcoin foi o pivô de aulas de geografia econômica quando estudante. Lá reinaram as grandes famílias das grandes fortunas das grandes indústrias francesas de tecelagem. Acontece que o Bruno é neto, bisneto e tetraneto de algumas destas famílias. Mas de herança que é bom, só alguns moveis e objetos.
País plano que anuncia a Bélgica, fachadas que anunciam a Holanda, gente que fala pouco, olha o céu desconfiado e ignora vizinhos. Mesmo assim, e talvez por reação, terra de grandes talentos artísticos. Fomos aconselhados a sair do TGV em Lille e pegar o metrô até Roubaix. Pois é, as cidades hoje se tocam, se fundem num imenso emaranhado de vias rápidas, ruelas, bulevares, pracinhas e praças onde dançam os ventos do Norte. Uma rua longa e deserta, quase sem comércio, nos leva até a piscina municipal.
Brincadeira?

Resultado de imagem para FOTOS DA PISCINA MUSEU DE ROUBAIX

Nada disso. Foi mesmo para ver uma piscina que viajamos uma hora e meia de trem e enfrentamos este no man´s land. É que um amigo sugeriu esta visita para um projeto em Salvador. Por enquanto, segredo. Mas ninguém se preocupe. Não vamos fazer uma piscina coberta à beira do Rio Vermelho. Se bem que não seria tão má idéia, com esta chuvarada. Quem sabe o João Henrique pega esta onda?...

Nos anos 30, após terem-se sarado as feridas da Primeira Guerra Mundial e sem a premonição de mais uma guerra, mais sangrenta, os franceses descobriram as benfeitorias do corpo sano. Coubertin reinventara as Olimpíadas e a piscina de Roubaix ofereceria, a preços populares, todos os requintes do clube mais sofisticado da elite para seus cidadãos. Mármores, azulejos ricamente trabalhados, água quente, chuveiros individuais, elegantes grades para sacadas, corrimões e portões, vasto pátio ajardinado, nada foi poupado para a nobre prática da natação.
Veio a guerra, juventude massacrada, mudanças de costumes, falta de manutenção. A bela piscina entrou em decadência, foi abandonada. O mato, os vira-latas e mendigos tomaram conta. Até que uma administração municipal mais dinâmica resolveu enfrentar o desafio e transformar o edifício em museu.

Resultado de imagem para FOTOS DA PISCINA MUSEU DE ROUBAIX

Em museu! E era justamente este museu que dois velhos ex-pracinhas iam visitar. O resultado é incomum. Conservou-se o estabelecimento de esporte com todas, absolutamente todas suas características. Nos chuveiros colocaram vitrines ou textos explicativos. Ao longo da piscina, grandes estátuas de mármore, barro ou gesso – homens de um lado, mulheres do outro – de vários estilos, principalmente dos séculos XIX e XX, parecem prontas a entrar na água, oferecendo um leque de todos os estilos, com destaque para o Art Déco. A cada 15 minutos, em vez de costumeira música de fundo, uma gravação lembra por breves instantes os barulhos típicos de uma piscina coberta: gritos de jovens, mergulhos, ecos, risadas... Noutras salas, está exposto o rico acervo do museu, com destaque para os valores locais, mas não faltando alguns nomes de peso como Klee, Picasso, Stael, Marquet, Van Dongen.

Resultado de imagem para FOTOS DA PISCINA MUSEU DE ROUBAIX

Já passa do meio dia e resolvemos almoçar, banal, na antiga entrada, hoje restaurante. Na saída, entramos por acaso na exposição temporária de uma espanhola, Ágata Ruiz de la Prada.
 É uma bofetada, um vendaval de cores e formas loucas, um carrossel de sol e alegria que invade nossos olhos e nossas cucas. Ágata é madrilena. Apareceu, como outros tantos talentos, na época da Movida e, como costuma acontecer neste país de imensos talentos quando não de gênios, incendiou a península desde San Sebastian a Algeciras. 

Resultado de imagem para FOTOS DE Agatha Ruiz de la Prada

O que faz esta mulher? Vestidos. Sim. Vestidos. Mas que vestidos! Não adianta querer explicar, descrever. Se poucas mulheres poderiam ousar habitá-los, eu não hesitaria em ter dois ou três na minha casa em exposição permanente. Nas suas obras reencontro Miro, Calder, Buñuel, Satie, Almodóvar, Ionesco e Magritte.
Se quiserem saber mais, duas soluções: ou abrir o Google ou pegar o primeiro avião e ir até Roubaix.

Dimitri Ganzelevitch                                                       Salvador, 8 de maio de 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário