terça-feira, 24 de outubro de 2017

AEROCLUBE OU O PARQUE DOS VENTOS UIVANTES

Albenísio Fonseca

Image may contain: sky and outdoor

Muito interessante comparar as duas concepções de intervenção vislumbradas para a área do antigo Aeroclube - ou do Aeroclube Plaza Show - na Boca do Rio.Na primeira, de 2014, o projeto demonstra uma aparente preocupação criteriosa com o impacto ambiental; na segunda, anunciada hoje pelo prefeito ACM Neto, dane-se o meio ambiente, vale o concreto.
Mas, em ambos os casos, o que se constata é a arrogância faraônica de proposições sem qualquer diálogo (público) com a cidade, em evidente jogada de marketing, montada sobre meros factóides eleitoreiros.
Aliás, articulada sobre a indefinição ad eternum do governador Rui Costa que, por sua vez, se mostra perdido no "mapa múndi" de Salvador e já vislumbrou o equipamento na área do Comércio, na Península de Itapagipe e, por último (embora essa fosse a primeira opção), no Parque de Exposições, onde o terreno foi adquirido pelo Estado, mas a desapropriação nunca foi paga. Ou seja, segue subjudice. Enquanto abdica, por leilão, da magnífica edificação no Stiep, apesar da grita e abraçaços do trade hoteleiro.
Mas, afinal, até onde é sabido, o legado do Aeroclube Plaza Show envolve a Municipalidade, como se sabe, em irresolúvel indenização, por um lado e cobrança de impostos nunca arrecadados, de outro, em alongável pendenga judicial.
Isto é, a "aeroárea" também permanece subjudice. Nesse caso, junto ao Consórcio Parques Urbanos, grupo de empresas ao qual foi concedida posse de 250 mil m² do extinto shopping - pasme!! - até 2052. Sim, considerando o acordo firmado em 2014 com o grupo (Tasso) Jereissati, dono da marca Iguatemi. Mas este desistiu de aportar R$ 200 milhões para erguer ali um novo empreendimento.
Tudo isso, sem contemplar qualquer aceno para o Parque dos Ventos, de ambiência ou franquia popular, exceto quando de cosmético entusiasmo, em 2015, com uma placa ilustrativa.
Agora, Caymmi (o juiz), que o diga.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Oportuno lembrar que o antigo aeroclube foi "doado" pela então prefeita Lídice da Mata para o Iguatemi - na véspera da candidatura do amigão Domingos Leonelli a não me lembro que cargo - fazer mais um monstrengo que não demorou em falir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário