segunda-feira, 30 de outubro de 2017

CENSURA NA BAHIA

Nós, do Panorama Internacional Coisa de Cinema, lamentamos profundamente a tentativa de cercear a atividade artística no país. Na última sexta-feira, a peça de teatro "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" foi IMPEDIDA de ser encenada no Espaço Cultural da Barroquinha, gerido pela Fundação Gregório de Mattos, em Salvador. A peça é dirigida por Natalia Mallo.
Felizmente, os nossos parceiros do FIAC Bahia não se intimidaram e transferiram a peça para as dependências do Goethe-Institut Salvador-Bahia (ICBA), que desde sempre se mostrou estar ao lado da cultura na Bahia.
A ação de censura foi movida por pessoas que jamais viram a peça e muito provavelmente jamais entrarão em um teatro ou cinema. Trata-se de oportunismo medíocre, muito aquém de um moralismo tacanho.
Toda solidariedade e apoio à artista Natalia Mallo e ao FIAC.
Acreditamos ser importantes que todas as entidades e órgãos ligados à cultura se manifestem contra tais arbitrariedades!

“O Evangelho Segundo Jesus” sofre tentativa de censura em Salvador
Depois de algumas tentativas frustradas de cancelar as duas sessões do espetáculo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” em Salvador, uma das ações movidas contra sua temporada baiana conseguiu uma notificação judicial que impediu a realização da segunda sessão da montagem integrante da programação do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC Bahia. A decisão expedida pela 12ª Vara Cível foi movida contra a Fundação Gregório de Matos, responsável pela gestão do Espaço Cultural da Barroquinha, onde estava programada a sessão.
A citação chegou às 17h de hoje, 27/10, impossibilitando qualquer tentativa de reverter judicialmente a decisão do juiz de primeira instância, que, mesmo sem conhecer o espetáculo e baseado exclusivamente nas alegações dos proponentes da ação, considerou sua realização um desrespeito ao princípio constitucional previsto no art. 5º, VI da Constituição Federal, que versa sobre a liberdade de crença e livre exercício dos cultos religiosos.
“O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” realizou sua primeira sessão no FIAC Bahia ontem, dia 26/10, com ingressos esgotados e diante de uma plateia lotada, atenta e afetiva, que aplaudiu entusiasticamente todas as artistas envolvidas na peça. Para a equipe organizadora do FIAC Bahia, a ocorrência constitui-se uma censura explicita à liberdade de expressão, que tenta impedir a reflexão sobre temas importantes para toda a sociedade. É também uma afronta ao direto dos artistas de ocuparem espaços de visibilidade em nossa cidade, exercendo a liberdade de criar e se expressar a partir de narrativas múltiplas.
Reconhecendo o festival como um ambiente que estimula experiências e descobertas, o FIAC Bahia vem, em seus dez anos de realização, potencializando encontros com a riqueza de propostas artísticas diversificadas. Com isso em mente, nessa 10a edição toda nossa equipe se comprometeu a pensar o nosso tempo, com o desafio de construir experiências que possam contribuir para dar a relevância que a arte precisa ter no mundo. Não vamos parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário