segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A IDENTIDADE DE UM BAIRRO


Depois de ler uma matéria veiculada no Correio da Bahia, na edição de ontem (20.01), sobre o Santo Antonio Além do Carmo, cheguei à conclusão de que, ou a comunidade local "que não gosta de barulho" se une agora, ou vai chorar depois. Pelo que li, até o pároco local, que afirma estar procurando uma " solução equilibrada" para o conflito organismos predadores de bairros X moradores que querem garantir o direito ao sossego tá mais propenso a optar pela fuzarca, já que promove uma super-noitada de samba -animadíssima e ordeira, por sinal - nos fundos da própria igreja.

OUTROS EXEMPLOS 


Analisando ainda a questão, coloco aqui a situação de dois bairros - Barra e Itapuã - outrora 'bucólicos', digamos assim, e que hoje penam por intervenções mal planejadas em seus sítios. A Barra, com sua requalificação ( ) espera apenas mais um Carnaval para acabar de ser deteriorada. Já Itapuã, o crime foi parecido...Ali, a tal da requalificação - em ambos os casos, apenas nas respectivas orlas - gerou um sério problema sócio-urbano. Com a reforma na praia, o entorno da orla sofreu uma verdadeira vandalização, a partir do sem-número de butecos de terceira, puxadinhos é depósitos de bebidas clandestinos surgidos pós 'requalificação'. 
Itapuã é um clássico exemplo de como os poderes públicos podem detonar um bairro outrora porreta.
Mas, voltando ao Santo Antonio e à matéria do Correio da Bahia - que cometeu um equívoco ao afirmar que o bloco Os Internacionais "também nasceu no bairro" - , mesmo não sendo morador dalí, mas amante de suas belezas desde o início dos anos 80, quando ingressei no IPAC, acho que a solução do conflito moradores que querem sossego X predadores de bairros está na discussão sadia de propostas que conciliem uma programação que dispense os excessos de qualquer natureza. 


REUNIÃO


E aproveito para lembrar que amanhã (22.01) tem reunião.na igreja matriz do Largo , a partir das 19 horas, com moradores e representantes de órgãos públicos, para debater os atuais problemas do bairro. É rogar a Santo Antonio - e à compreensão humana - para que o bairro não tenha um futuro sombrio... Com certeza 
Marcia Abreu e Dimitri Ganzelevitch, entre outros conscientes moradores comparecerão à reunião.

Artur Carmel

Nenhum comentário:

Postar um comentário