quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

JAPÃO

Yoshiwara by Hiroshige from the Muraichi edition (aka the Jimbutsu edition) -- 1852  Todos os anos tiro alguns dias de férias para viajar. Esta é uma das minhas paixões.

“Viajar! Perder países!/ Ser outro constantemente” como diz Pessoa. Adoro a possibilidade de ver outras terras, conhecer outras gentes, sentir outro vento, outro sol, outro mar. Adoro ouvir outras línguas, provar outros sabores e experimentar texturas ainda por tocar. Adoro perder-me nas ruas de uma cidade nova ou explorar os recantos de um lugar recôndito.

Em cada uma das viagens que tenho feito, aprendo sempre muito e é por isso que digo que regresso sempre mais rica. Rica em imagens, em partilhas, em conhecimentos, em tantas experiências irrepetíveis…

Este ano, a minha aventura foi para bem longe! O Japão fica literalmente do outro lado do mundo e bem posso dizer, como Peter Carey, que “O Japão é um lugar estranho”. Muito estranho é verdade, pela diversidade, loucura e criatividade que encontrei. Mas é mesmo muito estranho pelas coisas diferentes que lé encontrei.

Chegar de Portugal e perceber que não existem caixotes do lixo na rua é estranho!! Mas mais estranho é perceber que não estão lá, porque os japoneses não concebem a possibilidade de fazer lixo e de ele estar a perturbar os outros na via pública.

Chegar de Portugal e andar em comboios pontuais é estranho! Mas mais estranho é andar em comboios onde há silêncio e onde há uma cabine fechada para que as pessoas possam falar ao telemóvel sem incomodar os outros passageiros.

Chegar de Portugal e ter de tirar os sapatos para entrar em casa ou mesmo num restaurante é estranho! Mas perceber que nós entramos com os sapatos sujos de caminhar na rua imunda é muito estranho…

É então que começamos a perceber que o outro é estranho apenas porque é diferente, mas que o estranho é viver num país onde não se respeitam as outras pessoas nem os outros espaços. Ali existe a primazia da comunidade e do outro sobre o individual. Ali respeitam-se os mais velhos. Ali respeita-se a natureza. Ali respeita-se a tradição. Ali é um lugar muito estranho…

Pela beleza do país, pela harmoniosa convivência da tradição e da modernidade, pela simpatia das pessoas, pela delicadeza da arte, pela tranquilidade dos seus jardins, pela grandeza do monte Fuji, por tudo isto e muito mais, o Japão é um país a conhecer e a visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário