Franklin Maxado*
Para onde irão os vagões e locomotivas atuais que o Governador Rui Costa substituirá pelos VLT _Veículos Leves sobre Trilhos a fim
de atender aos subúrbios da capital,
indo até Simões Filho?
Deve ser o trem
prometido por ele para Feira de Santana na sua campanha de reeleição.
Se é, já deve ter o projeto
para restabelecer o comboio que antes existia para ligar Feira a Salvador. Embora
não disse ou lhe foi perguntado, seria uma compensação para o desvio de tráfego
que Feira sofrerá quando com a ponte da
capital para a lha de Itaparica. Promessa de candidato mas que o feirense e o
sertanejo levam a sério e desejam para
ficar mais próximo às praias e aos órgãos públicos de decisão.
O anunciado pelo Governador “Correria ”será um trem de velocidade média de 70 km por
hora, o que satisfaz pois uma distância de 100 km aproximadamente dá para cobrir em uma hora e meia com segurança. Talvez menos do que se gasta
nos atuais ônibus convencionais.
Entretanto, pode ser que o projeto preveja paradas em Amélia
Rodrigues , Santo Amaro, Candeias ou São
Sebastião . Aí então aumenta percurso e
tempo, agradando essas localidades. A força de Feira ainda
não dá para exigir um trem direto com
grande velocidade, o chamado “Trem-Bala”.
O trem beneficiará quase todo o interior por dispensar horas de direção em automóveis e gastos com combustível . A capital também é
beneficiada já que terá menos veículos
engarrafando seu trânsito e poluindo o seu ar. O trem prometido e desejado
pelos feirenses podia seguir o trajeto antigo e desembarcar na Estação da
Calçada, na “Cidade Baixa”, ajudando a revitalizar
os seus hotéis e comércio como
antigamente.
Desde a décadade 1980, que esse escriba fala da necessidade de um Metrô para Feira que podia ligá-la até Salvador. É que os técnicos o recomendam para cidades acima de 400 mil habitantes. E,
Metrô é abreviatura para Trem Metropolitano. Pode ser de superfície não precisando
ser subterrâneo mesmo porque o lençol freático das águas feirenses seria um grande problema.
Aqui em Feira, o trem poderia partir da futura estação
rodoviária já que atual é defasada. Ou, quem sabe! do aeroporto
passando por Conceição do Jacuípe. Isto é, se o Governador “Correria”, na
pressa de realizar, não esquecer da promessa de campanha, como o Aeroporto João
Durval Carneiro, desde sua primeira campanha, está sendo esquecido e sem
movimento de vôos. Aliás, tem um semanal, embora exista demanda para mais.
Torçamos para que o
prometido não se torne um trem de ilusões.
*Franklin Maxado é jornalista e poeta com livros publicados
desde 1966, além de cordelista com mais de 400 folhetos editados.
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