Estátua colossal de Ramsés II é instalada em museu do Cairo
Estátua, de 3.200 anos de antiguidade, receberá os futuros visitantes do Grande Museu Egípcio (GEM), que abre suas portas este ano
Uma estátua colossal do faraó egípcio Ramsés II foi instalada na quinta-feira na entrada do futuro museu do Cairo, cujas autoridades esperam estimular o turismo, setor vital de atividade no Egito.
Esta estátua, de 3.200 anos de antiguidade, receberá os futuros visitantes do Grande Museu Egípcio (GEM), que abre suas portas este ano perto das famosas pirâmides de Gizé, após uma série de atrasos.
O monumento, de 83 toneladas e 11 metros de altura, foi transportado lentamente por estrada ao longo de 400 metros em um caminhão estabilizado em uma estrutura de metal especialmente concebida para a situação.
Novo Museu Egípcio
A inauguração do Novo Museu Egípcio em 2019 está se aproximando, e tudo indica que acontecerá ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
O Egito possui diversos museus magníficos, dentre eles um dos que mais se destaca é o Museu Egípcio no Cairo. Com uma coleção com mais de 120.000 peças da antiguidades egípcias, o museus está na lista dos melhores museus do mundo.
Mas está se aproximando um marco na história dos museus de todo o mundo. A inauguração do Novo Museu Egípcio em 2019, tem como objetivo adquirir o título de maior museu de arqueologia do mundo.
Conhecendo a Estrutura do Museu
Os números são realmente impressionantes! Com cerca de 168.000 metros quadrados, o museu será composto por três grandes galerias.
Além disso você encontrará no museu diversos espaços educacionais, um centro de conservação e restauração, áreas de lazer, restaurantes, lojas e cafeterias e ainda contará com uma moderna instalação para conferências além de belos jardins.
Só o observarmos a entrada do museu já podemos constatar as dimensões gigantescas do museu! Logo na entrada você se depara com uma impressionante estátua de Ramsés II, com mais de 80 toneladas e 11 metros de altura.
Coleção do Museu
Ao passear dentre as alas expostas do museu você poderá fazer uma verdadeira viagem desde a pré-história até a era greco-romana, através das dinastias faraônicas.
Sua coleção é composta por cerca de 45.000 obras de arte, e vale ressaltar que dentre essas peças 25.000 obras nunca foram exposta até os dias de hoje. Sendo que 5.000 peças vêm do túmulo de Tutancâmon.
Curiosidade
A estátua de Ramsés II, que está localizada na entrada do museu e receberá os futuros visitantes do Grande Museu Egípcio, possui 3.200 anos.
A estátua de granito rosa, esculpida nas pedreiras de Assuan há mais de três milênios, se encontrava originalmente na entrada do grande templo de Ptah, situado a 10 km ao sul do Cairo, e foi descoberta em 1820.
Nenhum comentário:
Postar um comentário