The true Cost é um documentário francês dirigido por Andrew Morgan, gravado em diversas partes do mundo, a produção aborda os diversos aspectos e impactos da indústria da moda na sociedade, principalmente a fast fashion.
A roupa é considerada uma segunda pele que escolhemos diariamente. Por isso, é vista como item essencial. Entretanto, com o passar dos anos, o preço das roupas caíram, em contrapartida, os custos de produção aumentaram.
Para satisfazer os anseios de compra e ainda baratear os custos de produção, a terceirização foi à solução encontrada pelos empresários do ramo.
Isso porque, quanto mais terceirizada a confecção, menor é o custo de produção e, consequentemente, o valor passado aos clientes.
Daí surge no mercado da moda o conceito das lojas fast fashion (moda rápida) que mudam a forma como as roupas são vendidas e compradas.
O surgimento das fast fashions, que foi uma revolução no comércio. Com essas lojas, não é mais preciso esperar a troca de estações para ter lançamentos de roupas, pois coisas novas chegam todas as semanas para serem consumidas rapidamente.
As peças são de custo considerado inferior e, para atender essa demanda, a forma de produção mudou completamente.
Mas, o que está por trás das fast fashions?
Para atender as necessidades do consumo e repassar as roupas a baixos preços ao consumidor, a indústria têxtil passou a ter uma produção globalizada.
Isso quer dizer que a mercadoria teve sua produção terceirizada para economias de baixo custo, ou seja, países do terceiro mundo. Talvez esse seja um dos principais pontos do documentário The True Cost.
SE TIVER UMA CONSCIÊNCIA SOCIAL
ASSISTA NA NETFLIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário