quinta-feira, 25 de junho de 2020

LARGO DO BOTICÁRIO

l

Foi divulgado como ficarão as casas do lendário Largo do Boticário depois da reforma e restauração, que começou há algumas semanas, para receber um hotel do grupo Accor. Vocês gostaram do projeto?
Quatro dessas cinco casas pertenceram até dois anos atrás à Sybil Bittencourt.
Os imóveis estão localizados na altura do nº 822, da Rua Cosme Velho. Instaladas em meio à exuberante Mata Atlântica as residências, em estilo neocolonial, foram erguidas entre a segunda metade do século XIX e as três primeiras décadas do século XX. A família de Sybil, era dona do extinto jornal Correio da Manhã e ela me disse numa das conversas que foi a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico de avião, graças à amizade de seus pais com Alberto Santos Dumont (1873-1932). Viúva três vezes, Sybil também perdeu seus dois filhos e hoje, sua família se resume a duas netas e uma bisneta que não moram no Rio de Janeiro. Reclusa, ela pouco saia de uma das casas, onde vivia de maneira bem simples. O Largo, que já serviu de locação para o filme 007 contra o Foguete da Morte (1979), estava em seus últimos anos bem diferente dos tempos em que exibia fachadas impecáveis e bem conservadas.
A antiga proprietária alegava que não tinha dinheiro para fazer a manutenção dos imóveis e pagar os impostos devidos. As quatro casas, que pertenciam a Sybil, possuíam juntas 3.700 m2 de área construída em um terreno de 6.300m2, com aproximadamente 5.200 m2 de floresta nativa e jardins.

Um comentário:

  1. Meu pai e eu atravessávamos a cidade (a gente morava em Ipanema) para ir ler aos finais de tarde em um banco que havia sob um enorme árvore. Meu trauma com morcegos vem daí. No lusco fusco os morcegos saíam desarvorados do oco da tal árvore e um dia um deles ficou preso no meu cabelo, se debatendo e meu pai batendo no bicho. Nunca mais voltei ao Largo do Boticário. Eu tinha cinco anos.Faz quase setenta.

    ResponderExcluir