sábado, 5 de fevereiro de 2022

HAUTE COUTURE

 Veja que história!


As paredes da nova loja da Oscar de la Renta em Paris revelaram uma bela surpresa no verão europeu do ano passado. Durante a reforma da butique, a equipe da obra encontrou uma pintura a óleo do século XVII!

A arquiteta encarregada da obra ligou imediatamente para o diretor-executivo da grife, Alex Bolen, que voou de Nova York até a capital francesa só para conferir a grande novidade. O fato foi divulgado pelo jornal The New York Times.


O quadro, de 3m x 6m, estava caprichosamente escondido atrás de uma parede do segundo andar. A arte, presa na estrutura, retrata um marquês e seus cavaleiros a caminho de Jerusalém. De acordo com a historiadora Stephane Pinta, a obra foi realizada por Arnould de Vuez em 1674. O artista trabalhou com Charles le Brun, conhecido como o primeiro pintor de Luís XIV, além de designer de interiores do Palácio de Versalhes.
A descoberta da pintura aconteceu quando um dos trabalhadores encontrou algo “estranho” no teto: 29 painéis de madeira do século XVII. Ao mexer um pouco mais, um pedaço da parede foi removido, revelando o quadro antigo. O motivo para a obra estar escondida é uma incógnita. No entanto, suspeita-se que o intuito foi preservá-la durante a Segunda Guerra.


Alex Bolen, fechou um acordo com os proprietários do prédio para permitir que a pintura permaneça na butique. Bolen disse ao “New York Times” que concordou em supervisionar a restauração se os proprietários permitissem que a pintura permanecesse no lugar pelo menos até que o contrato atual de dez anos expirasse.
Helena Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário