sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

PREFEITOS RECEBENDO PRESENTES

 PREFEITOS RECEBEM PRESENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA

Coluna "EM TEMPO" publicada na "Tribuna da Bahia"



Como já disse, em meio ao caos gerado pelo temor à pandemia, muito tem sido feito no país dando cada vez mais espaço para falcatruas politico-administrativas.
Vejamos este exemplo, notado por perspicaz leitor desta coluna:
"A Assembleia Legislativa aprovou um cheque em branco para prefeituras e o enterro da Lei de Responsabilidade Fiscal. O pai da criança é o deputado Rosemberg Pinto (PT). A lei aprovada pela Assembleia veda punições a prefeitos condenados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a não ser em caso de 'má intenção'. Podem-se discutir medidas para atualizar a legislação, mas é evidente que uma medida como essa libera a gastança generalizada e o vale tudo no trato com as finanças públicas, ao incluir um critério tão subjetivo como "intenção'. Ou seja, se foi sem querer, tudo bem."

AINDA sobre prefeitos (I)
Na verdade, houve sinais anteriores à intenção subliminar dessa medida da ALBA. Esse movimento da Assembleia não é isolado e vai na linha de, cada vez mais, limpar a barra dos prefeitos. Ao ser aprovado pela Assembleia no ano passado para uma vaga de conselheiro no TCM, Nelson Pelegrino (que apesar da formação em Direito, fez carreira na política, é bom lembrar) prometeu não se prender apenas “à letra fria da lei”. Assegurou que, ao julgar as prefeituras, buscaria separar o dolo da culpa.

AINDA SOBRE prefeitos (II)
Argumentou Pelegrino: “O dolo é a intenção de lesar o erário público e tem que ser punido com rigor. Já a culpa, o gestor municipal pode errar por negligência, mas muitas vezes erra tentando fazer o melhor. Esse é o entendimento que a gente deve ter. Não se pune mais o gestor por mera culpa; tem que ter o dolo ou erro grosseiro.” O papo já estava dado há muito tempo.

REPETIÇÃO irritante
Aqueles telejornais de uma TV na Bahia seguem repetindo as MESMAS notícias, não só ao longo de uma edição, mas o dia todo. E há algumas informações que se desdobram por dois ou três dias.
Daí que não entendo por que a correria irritante da locução, notadamente ao meio-dia, já que estão repetindo tudo. Poxa!

A BAHIA se destaca
Viva! Temos a gasolina mais cara do país. Os donos da refinaria de Mataripe, que foi privatizada, estão metendo a faca.
Aliás, desde os primórdios somos pioneiros em termos de petróleo. Que azar!

IDIOTIA
O ator Theo Becker, ex-participante de "A Fazenda" que já se pronunciou diversas vezes sobre ser antivacina, perdeu uma viagem que estava planejando com a esposa, Raphaela, que já está nos Estados Unidos, por não ter tomado a vacina contra a Covid-19. "Perco tudo, mas não tomo", arrotou ele nas redes sociais. É mais um idiota negacionista, que prefere arriscar a vida. Fosse só a vida dele, que se dane. Mas certamente põe em risco a saúde de muita gente. Olha, uma das revelações desta pandemia tem sido a enorme quantidade de idiotas à nossa volta. Putz!

FRASE: "O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas." (Benjamin Disraeli, 1804-1881, político e primeiro-ministro do Reino Unido por duas vezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário