Mostrando postagens com marcador PROPAGANDA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PROPAGANDA. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 14 de março de 2022

A OLIVETTI DA MÃE MENININHA

 A polêmica do anúncio com a Mãe Menininha do Gantois.



Em maio de 1978, Washington Olivetto, redator da agência de propaganda DPZ, contatou o Terreiro do Gantois e obteve a anuência para Mãe Menininha ser a protagonista de uma campanha das máquinas escrever Olivetti, programada para veiculação na semana do Dia das Mães. O cachê de 30 mil cruzeiros foi revertido para obras de caridade.
Agência, cliente e o próprio terreiro não imaginaram a controvérsia que a peça publicitária provocaria. Duda Mendonça foi o primeiro a questionar a ética do processo. Escreveu uma carta irada reclamando da ousadia da agência em utilizar um ícone do Candomblé, uma Ialorixá, para divulgar um produto comercial. E, lembrou, que ele mesmo, Duda, já convidara, em 1976, Mãe Menininha para protagonizar um comercial, porém, em outro contexto: um institucional de boas festas, veiculado no período do Natal.
Olivetto rebateu a carta, os dois se estranharam e esse foi o início de uma boa amizade. A troca de cartas públicas não encerrou o assunto. O jornalista Marcio Ehrlich na sua coluna Janela Publicitária, do Rio de Janeiro, reverberou a polêmica: “Há muito não se vê uma campanha ter tanta repercussão__ escreveu___ até na seleção da Janela a peça provocou o maior quebra-pau, exaltando ânimos como antes nunca visto” e opinou: “Um devoto de São Francisco, então, também deveria protestar pelo uso de um modelo se fazendo de Santo para vender cachaça?”
O assunto rendeu nas revistas especializadas, colunas sociais, colunas de publicidade, e até nas resenhas do rádio. Washington Olivetto passou dias dando entrevistas, explicando a campanha, desvinculando-a de qualquer questionamento ético. A reportagem da revista Propaganda concluiu que para os padrões paulistas o anúncio era aceitável, mas, não para os padrões baianos.
Na Bahia, a polêmica se expandiu. O professor Cid Teixeira declarou que a Ialorixá jamais deveria ter aceitado, devido a sua hierarquia no Candomblé; Mãe Mirinha do Portão ponderou que Mãe Menininha tinha a inocência de uma criança e, justificou: “nego se aproveita”. E o colunista José Roberto Berni comentou "Seria a mesma coisa que ter o Cardeal pousando para uma campanha do liquidificador Wallita".

domingo, 25 de abril de 2021

ADRIANO E O CARA DA CASA DE VIDRO

 


Queimas de arquivo rondam a casa de vidro. Adriano e Orelha, homenageados pelo clã Bolsonaro, estão mortos. O rastro do dinheiro vai falar?


Três revelações feitas sobre interceptações telefônicas conduzidas pelo Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro remetem ao “cara da casa de vidro”, identificado pelo Intercept como o presidente Jair Bolsonaro, que mora no Palácio do Alvorada e trabalha no Palácio do Planalto.

Ao menos dois assassinatos são apontados como possíveis queimas de arquivo relacionadas ao esquema que funcionava no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Alerj.

Em 7 de fevereiro de 2007, Flávio fez um discurso improvisado no plenário da Alerj em que elogiou as milícias.

Imaginem se acabassem com o tráfico na Rocinha. O que o Viva Rio vai fazer lá dentro? Não vai ter mais função. Como irá justificar a quantidade de recursos financeiros públicos e privados que recebe para exercer esse trabalho social entre aspas naquele lugar? Então, para essas ONGs, não interessa ter milícia. Se não houver violência, miséria, morte, bala perdida, estupro, eles não terão o que fazer lá, afirmou na ocasião.

Disse mais:

Mas uma coisa deve ser levada em consideração: não podemos simplesmente generalizar, dizendo que esses policiais, que estão tomando conta de algumas comunidades, estão vindo para o lado do mal. Não estão. A diferença é que eles têm sua origem nesses locais e estão preocupados sim, em permanecer ali e combater como eu falei, o que há de pior na criminalidade, seja com a ajuda do batalhão da região, seja com a ajuda de outros policiais colegas de farda. Não importa.

No mês seguinte, Flávio instalou o subtenente da Polícia Militar do Rio, Fabrício José Carlos de Queiroz, como chefe de seu gabinete.

Uma das primeiras ações de Queiroz, no dia 06 de setembro de 2007, foi contratar Danielle Mendonça da Costa Nóbrega, esposa do então capitão PM Adriano Magalhães da Nóbrega, com passagem pelo BOPE, para o gabinete de Flávio.

Posteriormente, Queiroz também contratou a mãe de Adriano, Raimunda Veras de Magalhães, como “funcionária fantasma”, no chamado esquema de rachadinhas com dinheiro público, que é alvo do inquérito que o hoje senador está tentando extinguir através da anulação de provas.

Flávio sempre atribuiu a Queiroz a responsabilidade pelas contratações, mas ele e o pai certamente conheciam Adriano.

Em outubro de 2003 e em agosto de 2005, Flávio havia proposto respectivamente menção honrosa e medalha Tiradentes a Adriano, a mais alta condecoração da Alerj.

Esta segunda honraria foi dada quando Adriano estava preso, acusado do homicídio de um flanelinha.

A medalha foi entregue a pedido de Jair Bolsonaro — segundo ele próprio admitiu.


MUITO MAIS!

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.viomundo.com.br%2Fpolitica%2Fqueimas-de-arquivo-rondam-a-casa-de-vidro-adriano-e-orelha-homenageados-pelo-cla-bolsonaro-estao-mortos-o-rastro-do-dinheiro-vai-falar.html%3Ffbclid%3DIwAR3GLAmo3P6Q8bpPNVCerDIn0B8Ak4lvpYbNRLJTAAEAwjWBk7u4DIzb_Mk&h=AT11XidTbtTjoXQVXxUt3A1zkMOZRD7A_cE4qXv25NUFOnr4HgDNL1A0It-XbBqIzPl7cpoX43EmUu7USVijpxb9vfd5gc_R8HKfi737z8UFhMzrH35q742CF2Xldr0Zi5rICXS6fLvmtfAuE8w_&__tn__=%2CmH-R&c[0]=AT1VvqZW2Nd5D0vvosNWj4tYl56QV71asIJMFTJVQ-qJiGc9Nqil1l1R_lVUJCGWsF6inWJuNcv3oT35Sb1qmp7Tv9YAMruqxQD3Dm53lodfWX4PF-f-4GdMVb07RXgx_8suSawbdd-LG2GIkLjIp5DxBs48QsTECkOQPyz0PCUfpf6gKB8oSsnf-RMOGvXMN9b0jR7cDBRUazIFnK8g


sexta-feira, 14 de setembro de 2018

E POR FALAR EM TURISMO...

QUEM ANDOU 
PELO CENTRO HISTÓRICO HOJE, 

SEXTA-FEIRA 14 DE SETEMBRO DE 2018, TEVE QUE ENFRENTAR UMA PAISAGEM CAÓTICA E IMUNDA.

HORÁRIO? 16H00!



LADEIRA DO CARMO




IGREJA DE NOSSA-SENHORA DO CARMO
BEM AO LADO DE UM DOS POUCOS HOTÉIS CINCO ESTRELAS
DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL

sexta-feira, 22 de junho de 2018

NIZAN GUANAES APOIA OS AGROTÓXICOS

Em meio à polêmica dos agrotóxicos, ruralistas contratam publicitário Nizan Guanaes para trabalhar imagem do setor


 A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) contratou o publicitário Nizan Guanaes para trabalhar a imagem do setor em meio à polêmica do projeto de lei que afrouxa o controle de agrotóxicos.
O projeto é criticado por autoridades da área da saúde e por ambientalistas.
Segundo o blog apurou, o publicitário procurou ambientalistas nesta semana para defender ideias do projeto de lei dos agrotóxicos.
Publicitário Nizan Guanaes (Foto: Reprodução/Época Negócios)

O blog procurou Nizan, que confirmou ter sido contratado pela CNA para fazer uma consultoria de "comunicação para o setor, inclusive sobre a questão dos agrotóxicos".
"Só chamar agrotóxico já mostra que o setor se comunica mal. Meu papel é fazer o setor se comunicar melhor, nem canonização nem satanização. Defendo o debate com diferentes setores, e é nisso que estamos trabalhando", disse o publicitário.
Ele afirmou que não gosta de ser associado ao termo "bancada ruralista", principal interessada no projeto que está na Câmara.
Nesta terça-feira (19), não houve acordo entre deputados, e o relator do projeto não pôde nem apresentar a proposta. O tema foi retomado nesta quarta-feira.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

PEDRA PORTUGUESA NA CALIFÓRNIA

MAS EM SALVADOR GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA PREFEREM O CONCRETO!



Cidade californiana de Sausalito, geminada com a vila portuguesa, inaugura "Praça de Cascais" 
num processo que levou quatro anos e que pretende chamar a atenção para Portugal
Sausalito, na California, é uma cidade costeira e turística. A poucos minutos de distância de 
São Francisco - basta atravessar a ponte Golden Gate, muito semelhante à 25 de abril em Lisboa, 
por ter sido construída pela mesma empresa - é visitada diariamente por milhares de visitantes. 
Como Cascais.
Talvez por isso os dois municípios, geminados há cinco anos, levaram a cabo a empreitada 
de construir, na cidade californiana, uma "Praça de Cascais", inaugurada nesta terça-feira 
pela mayor da cidade, e pelo vice-presidente da câmara do município português, 
na presença do primeiro-ministro António Costa.
A pequena "praça", uma área circular com 5 metros de diâmetro, é ocupada 
na sua plenitude por uma rosa-dos-ventos em calçada portuguesa
"para que em Sausalito saibam sempre onde é Portugal, 
explicou Miguel Pinto Luz no discurso de inauguração.
No executivo camarário de Cascais, Pinto Luz tem a pasta da geminação 
com Sausalito e em entrevista diz que o processo foi longo e complexo, 
mas valeu a pena.
Como foi o processo que culminou na inauguração desta praça de 
Cascais em Sausalito?
Isto é uma parceria, uma cidade geminada que Cascais tem há mais 
de 5 anos, uma cidade à beira-mar plantada, muito parecida com 
Cascais na sua forma de estar na vida, na sua forma de viver o 
desenvolvimento económico, social e ambiental.
E há cerca de quatro anos tivemos uma ideia, com o então mayor de Sausalito:
porque não deixar uma marca perene para as futuras gerações sintam a relação
tão simbiótica entre estas duas cidades que estão a mais de nove mil quilómetros
de distância uma da outra.
Com a simbologia da calçada portuguesa...
Dois artesãos de Cascais estiveram aqui durante três semanas. 
Trouxemos várias toneladas de pedra de Portugal, e não foi fácil. 
A burocracia tanto para sair do país como para entrar nos Estados Unidos
 foi muito difícil, mas hoje é uma realidade e estamos muito satisfeitos.
A ideia está relacionada com o facto de a comunidade portuguesa ser muito
forte na California?
A comunidade portuguesa é muito forte aqui, e mais do que isso: Sausalito
nasceu de pescadores portugueses e portanto tem aqui uma história centenária
ligada à comunidade portuguesa, e portanto não podia deixar de ser outra cidade
que não Sausalito a ter esta relação com Cascais.
Esta praça pode chamar turistas para Portugal?
Esse é o objetivo. Estamos a falar de uma cidade muito pequena, 
mas é fronteira com São Francisco e são milhares os turistas que vêm 
aqui a esta cidade turística. Ter este marco aqui é de facto um farol 
para sinalizar que existe do outro lado do mundo uma cidade irmã que 
é muito interessante de se visitar.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA



UMA CONHECIDA EMPRESA FRANCESA DE ÓCULOS PROMOVE CADA ANO, NAS CAPITAIS DO BRASIL UMA COLETÂNEA DE FILMES FRANCESES DE ALTA QUALIDADE.

UMA EMPRESA CARIOCA É RESPONSÁVEL PELA DIVULGAÇÃO. 

O ESTRANHO "SAVE THE DATE" É UMA INICIATIVA DELA. 

PERGUNTA: PORQUE NÃO EM PORTUGUÊS OU EM FRANCÊS?

COISA MAIS CAFONA, MAIS IDIOTA!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

DE BICICLETA NÃO CANSA



Não, CCR Metrô Bahia. De bicicleta não cansa. O que cansa é caminhar milhas em passarelas infinitas que levam a estações no meio do nada, como a Pernambués, que fica convenientemente longe do SSA Shopping (pobre de metrô tem que sifu pra chegar em shopping de rico, né, mesmo?)


Image may contain: one or more people and indoor

O que cansa é, por medo, precisar andar a passos largos na passarela para alcançar outra estação miragem no deserto, tal qual a Imbuí. Do mesmo modo, o que cansa é ter somente uma estação na avenida Bonocô, levando o passageiro a ter que caminhar distâncias tamanhas para acessar, por exemplo, a avenida Ogunjá (sim, existe integração, mas também existe assalto a ônibus a rodo ali na Mário Leal). E na mesma avenida, ter uma tal ciclovia feita pela metade, que conecta o nada a lugar nenhum, dificultando mais que ajudando.

O que cansa é chegar na Lapa para pegar uma integração e ter que sair do ar condicionado que vocês vendem como sendo tão benéfico para encarar a sauna do subsolo da estação. O que cansa é esse ranço de oba oba político, de briga entre "nano prefakes" ditos prefeitos e RUÍnas bostéticas como governadores, onde sempre quem sai perdendo é a população. O que cansa é essa visão atrasada, complexo de vira lata, que parece sempre nos deixar para trás.

O que cansa é ver outras capitais do mundo aliar os modais de transporte ao ciclista, enquanto que aqui somos marginalizados, enxotados para fora de qualquer transporte. Cidades como Londres, como Amsterdam, como Paris, que permitem acessos dos portadores de bicicletas a vagões específicos em horários especiais enquanto que Salvador cria esse preconceito com quem prefere ter a liberdade de chegar nos lugares sem precisar se estressar dentro de transporte coletivo cheio.

O que cansa é essa inércia de vocês, que insistem em não perceber que, em 2017, não é o carro voador o transporte do futuro, mas, sim, a bicicleta. O que cansa é essa ausência de parceria entre vocês e os ciclistas.

Melhorem, gente. Vocês podem muito mais que essa propaganda infame.



A Bahia não é pra principiantes. 

Uns anos atrás o prefeito tirou ônibus de uma avenida pra passar carro. 
E quando finalmente o governo do estado faz um metrô, usa o próprio meio de transporte pra desincentivar o uso da bicicleta. Isso mostra que a administração do metrô não entende nada de mobilidade urbana. 


No mundo inteiro se tenta tirar carro da rua e criar com todos os outros meios de transporte, incluíndo bicicletas, formas de se conectarem. Por exemplo, criando dentro do metrô um vagão para bicicletas e ciclovias que se ligam ao metrô dando segurança ao ciclista. 

Mas na Bahia invés de entender a mobilidade urbana no seu conjunto, cada meio de transporte tenta competir com o outro. 


É muita gente burra em postos chaves na Bahia... 


Deus Tome Conta.

A propaganda devia ser "Venha de bike"...



A CCR Metrô na Bahia e sua burrice e incompetência. Não, andar de bicicleta não cansa. Países no mundo inteiro têm incentivado a redução de veículos nas ruas, mas o Brasil precisa ir na contramão. Burrice aqui não tem limite.
- Bogotá - 359 km de ciclovia
- Nova York - 675 km de ciclovia
- Berlim - 750 km de ciclovia
- Tóquio e Holanda: 25% dos trajetos são feitos de bicicleta
- França: 20 empresas e instituições somando mais de dez mil funcionários, pagam 25 centavos de euro a cada quilômetro percorrido de bicicleta no trajeto casa-trabalho.



sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SALVADOR DEVERIA IMITAR O RIO!

Justiça do Rio proíbe pregação e cultos religiosos em trens da SuperVia

Ação civil afirma que manifestações religiosas causam constrangimento e desconforto aos usuários do serviço


7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro proibiu a realização de cultos religiosos nos vagões da SuperVia. A empresa terá de providenciar a colocação de avisos em suas bilheterias e trens, comunicando ao público a proibição de cultos religiosos, de qualquer natureza, no interior das composições.
Além disso, a Justiça determinou ainda que a SuperVia deve informar sobre a possibilidade do uso de força em caso de desobediência, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A sentença estipula também que a SuperVia deve adequar os avisos aos seus passageiros, aumentando o tamanho e utilizando cores chamativas de modo a torná-los mais visíveis.

A decisão é favorável a uma ação civil pública ajuizada pelo promotor de Justiça Rodrigo Terra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte. A ação se baseou em inquérito civil que registrou mais 100 queixas à SuperVia. De acordo com o promotor, as reclamações apontam que as manifestações religiosas incomodam grande parte dos usuários, por serem feitas a altos brados, por meio de entonação de cânticos, instrumentos musicais, gritarias e ofensas verbais àqueles que não comungam da mesma fé.
O promotor Rodrigo Terra afirma que, "embora a maioria das reclamações se refiram a grupos evangélicos, o fato é que qualquer segmento religioso que adote práticas semelhantes, capazes de constranger ou causar desconforto aos usuários do serviço, não encontra nos vagões ferroviários o ambiente adequado para a manifestação de seu credo".
SuperVia diz que já cumpre medidas 
Em nota, a SuperVia informou nesta quarta-feira que já cumpre as determinações desde setembro de 2009, quandou houve decisão semelhante da 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. "A ação já estabelecia que a concessionária deveria colocar avisos nas bilheterias e nos trens, em local visível, comunicando ao público a proibição de qualquer manifestação religiosa, informando, inclusive, sobre a possibilidade de cessação coercitiva, pela autoridade policial", diz o texto.
A empresa também garante já ter orientado líderes religosos a respeito da decisão judicial, "que se comprometeram a cumprir e mutiplicar a determinação". "É importante ressaltar que a empresa não faz nenhuma discriminação de caráter religioso", diz a SuperVia, que recorrerá contra o trecho da decisão que estipula multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento.