quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CATALUNHA EM CHAMAS

Matando a saudade ...
Queridos amigos facebookianos , desde o dia 1 estou do outro lado do Atlântico, em Pontevedra, Galícia, Espanha. 
Um retorno às raízes. Um agradável reencontro .
Por um lado, uma profunda alegria de rever a familia, os amigos, de rememorar as maravilhas desta "terriña nai". 
Por outro lado, vivenciar um momento particular de tensão para a Espanha. 
Cheguei exatamente no domingo, dia do Referendum em Catalunha, que reivindica o estatuto de autonomia. Uma velha e histórica luta pela independência.
Um perigo para todo o território espanhol. Um momento gravíssimo
Desde domingo um enfrentamento com muita violência urbana, violência psicológica que transformaram Catalunha num caos.
Resultado de imagem para fotos de felipe VI
Em cadeia nacional, assistimos hà poucos instantes a mensagem do Chefe de Estado , o Rei Felipe VI, dirigida ao povo espanhol. Um discurso institucional firme, duro, contundente e ao mesmo tempo tranquilizador que sinaliza a esperança, a necessidade da concórdia , do dialogo, do entendimento, na defesa do estado de direito , na convivência pacifica da sociedade espanhola, em particular de Catalunha.
Afirmou este que não vai tolerar o comportamento transgressor e desrespeitoso por parte dos radicais, contra os princípios democráticos e contra a Constituição do pais. 
Criticou e considerou inadmissível a falta de lealdade institucional do governo catalã, do Presidente da Generalit, para com os cidadãos do pais. 
"No estais solos", disse o monarca ao povo catalã. E segue dizendo que "na Espanha que todos desejamos, está também a Catalunha". 
Adotará medidas extremas para restaurar a ordem constitucional contra os golpistas da Generalitat.

Resultado de imagem para fotos de protestos barcelona

Hoje em Catalunha os ânimos continuam ainda mais exaltados, milhares de pessoas em protesto nas ruas, convocadas pela CGT, todos os serviços prejudicados, hospitais, escolas sem aulas, serviços de transporte urbanos, metros , comercio fechado, inúmeras barricadas interceptam as estradas, confronto violento dos radicais com a Policia Nacional e a Guarda Civil. Somente alguns serviços mínimos funcionam na autonomia catalana, a exemplo dos portos.
Os separatistas não representam a maioria de Catalunha . Mais de 50% dos catalãs não votaram. Houve casos de uma única pessoa ser flagrada votando 4 vezes .
Um perigo o nacionalismo independentista de Catalunha que, como uma sombra, espreita , surpreende e ressurge, quando menos se espera.
O independentismo é uma fratura social profunda. Sequelas serão inevitáveis.
È muito triste assistir que pelas ruas de Catalunha passeiam duas bandeiras, quando Espanha é uma, é única, é UNA . Deus guarde e proteja a todos.
Amàlia Casal Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário