sexta-feira, 16 de abril de 2021

UMA JOIA DO CINEMA NEGRO AMERICANO

 


Claro que não estou gostando de ficar preso à minha casa. Catorze meses sem nem passar um fim de semana em Boipeba, é dose. Mas dizer que estou sofrendo de claustrofobia, me afogando na deprê, honestamente, não. Além de ter uma casa espaçosa e arejada, a visão cinemascope da Baía de Todos os Santos com som Dolby da passarada é vitamina quotidiana.

Aprendi a limitar meus voos. A relativizar meus sonhos e delírios. Intermináveis papos pelo whatsapp. Longas leituras, como para recuperar um atraso de meio século. Cozinho. Adapto ou invento receitas. Escrevo. Com volúpia. E assisto a filmes e documentários. Foi procurando Carmen Jones e Dorothy Dandridge, que acabei encontrando um filme que substituiu a máscara por um largo sorriso durante 77 minutos.

Os EUA entraram na primeira guerra mundial um ano antes do fim, mas não demoraram um mês para mandar soldados negros para a matança. Na segunda guerra, um milhão de negros –carne barata para as balas hitlerianas – foi combater na Europa. Talvez este tenha sido o elemento detonador para a tomada de consciência do afro-americano. Depois de serem tratados como gente, depois de combater e morrer, voltaram a enfrentar o “No dog no black” ianque. Nascia o ativismo para uma real democracia, sem apartheid.

1943 é o ano-chave. De repente Hollywood descobre que os negros existem, têm alma e mais: poder aquisitivo. Neste mesmo ano os diretores Andrew L. Stone e Vicente Minelli enfrentam a inovadora tarefa de dirigir filmes só com negros. De Minelli, a cópia do “Cabin in the sky” – seu primeiro filme - no Youtube não tem a mínima condição de ser visionada. Em contrapartida, “Stormy weather” é pura delícia e precioso documento sobre grandes artistas negros daquela época. Além de Cab Calloway, Bill Robinson e os fabulosos Nicholas Brothers que impressionavam até o Fred Astair, e a sofisticated lady Lena Horne, que anos mais tarde seria obsessiva referência de Michael Jackson. As coreografias são assinadas por Katherine Dunham, antropóloga e dançarina, que mergulhara no resgate artístico da diáspora africana.

Lembrou-me ter comprado minha primeira entrada de teatro em Casablanca aos 14 anos, sem nada falar a minha família, para ver a Companhia de Dança Katherine Dunham. Saí com a cabeça dando voltas. A leveza dos corpos, o impacto das percussões e a rica variedade dos figurinos explicavam o sucesso das apresentações na Europa. No mesmo espetáculo, a voz ácida de Eartha Kitt, outra das pioneiras do ativismo antissegregacionista, ainda hoje uma das minhas cantoras favoritas.

Este filme seria o primeiro passo de uma longa caminhada que passou por Rosa Parks, Martin Luther King até chegar a Barak Obama. E que está longe de acabar.

Dimitri Ganzelevitch 

A Tarde. Sábado 17 de Abril 2021.

2 comentários:

  1. Dimitri, se não tenho a oportunidade de ler você na A Tarde, leio aqui em seu Blog, sua escrita leve e legante, parabéns por resgatar essa visão do ativismo negro nos EUA.

    ResponderExcluir