terça-feira, 20 de abril de 2021

CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

 CARTA MANDADA AO DR. LEONARDO KELSCH, COORDENADOR DA MESA REDONDA



Prezado Leonardo.

Em 17 de março passado fui convidado a assistir a uma mesa redonda pela internet sobre a problemática do Centro Histórico e Comércio de Salvador.

Achei o evento da maior importância e concordei com a maioria das soluções apresentadas por membros da Faculdade de Arquitetura da Ufba e IPHAN.

Mas, ao longo de quase um mês, a pergunta que mais me pareceu essencial em consequência dos trabalhos apresentados, foi: Tratou-se de mero exercício académico ou teremos uma efetivação das propostas enunciadas?

Muitos sabem de meus inúmeros questionamentos sobre omissões graves do IPHAN em relação ao centro histórico - em particular no bairro de Santo Antônio – durante décadas. Desde puxadinhos agressivos e caixas d 'água aparentes até garagens e esquadrilhas de alumínio, raramente pude constatar uma ação efetiva do IPHAN.

Levantei a questão do estacionamento, perguntando porque não se havia estruturado um espaço específico, tanto para os moradores como para os visitantes.

Por coincidência, acaba de se concretizar a venda de uma pousada e da única padaria do bairro, a Padaria Flor de Santo Antônio, sendo que esta seria transformada em... estacionamento!

Considero este projeto como uma agressão ao tecido social do bairro, agressão esta que poderia ter sido evitada se IPAC, IPHAN etc. tivessem “pensado” seriamente o centro histórico.

Quanto à sugestão de permitir mais um andar desde que recuado para conservar o aspecto original, não me pareceu descabida, já que o conceito de qualidade de vida tem evoluído muito desde a construção do casario, na maioria do final do século XIX. O que me pareceu irreal é de não aproveitar o espaço entre a fachada e o andar recuado como área livre para terraço.

Aguardo o debate sobre o Comércio, debate hoje muito mais importante devido ao projeto arquitetônico de um edifício de onze andares para abrigar os arquivos do município, no mesmo local onde um hotel Hilton seria construído na gestão do João Henrique, felizmente desautorizado na época.

Abraço

Dimitri Ganzelevitch

Salvador 15 de abril de 2021

Um comentário: