segunda-feira, 12 de abril de 2021

DOUCE FRANCE



Charles Trenet (Narbona18 de Maio de 1913 – Créteil19 de Fevereiro de 2001) foi um cantor francês.

"Quem veio ao meu show está dispensado de ir a meu enterro", disse Charles Trenet, pouco antes de morrer em sua última apresentação na sala Pleyel (Paris, abril de 2000).

Vítima de preconceito por assumir abertamente a sua homossexualidade e obrigado a provar que não era judeu na França ocupada pelos alemães, Trenet produziu uma série de hits. Um deles - Douce France - virou hino da Resistência, durante a ocupação nazista.

Cantor, compositor, letrista de cerca de mil canções, artista plástico, poeta e escritor, revolucionou a música francesa nos anos 40 com versos inspirados e estética semelhante aos poemas de Paul Éluard e Jacques Prévert. Por sua vez, influenciou compositores e intérpretes que lhe sucederam, como Charles AznavourJacques Brel e Georges Brassens.



Os irmãos Nicholas eram uma dupla de irmãos dançarinos, Fayard (1914–2006) e Harold (1921–2000), que se destacavam em uma variedade de técnicas, incluindo uma técnica altamente acrobática conhecida como " dança flash ". 

Com um alto nível de arte e inovações ousadas, foram considerados por muitos os maiores sapateadores de sua época. 

Sua atuação no número musical "Jumpin 'Jive" (com Cab Calloway e sua orquestra), apresentada no filme Stormy Weather de 1943 , foi elogiada como uma das mais virtuosas coreografias de dança de todos os tempos. 

Crescendo cercados por artistas de vaudeville quando crianças, eles se tornaram estrelas do circuito de jazz durante a Renascença do Harlem e se apresentaram no palco, no cinema e na televisão até a década de 1990. 


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

Harold Nicholas cantando é uma descoberta pessoal! Uma voz linda, afinada e uma doçura de expressão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário