sexta-feira, 7 de abril de 2023

DENÛNCIA


Moradores de Stella Maris 

aguardam embargo de obra 

em vegetação nativa

No próximo dia 15 (sábado) de março, os moradores irão realizar uma manifestação contra a construção

Publicado quinta-feira, 06 de abril de 2023 às 19:59 h | Atualizado em 06/04/2023, 20:38 | Autor: Osvaldo Barreto
No próximo dia 15 (sábado) de março, os moradores irão realizar uma manifestação contra a construção
No próximo dia 15 (sábado) de março, os moradores irão realizar uma manifestação contra a construção - 

Moradores do bairro de Stella Maris denunciam a construção de um empreendimento, na Alameda Guaratuba, que contará com prédios de 15 andares cada, com oito apartamentos por andar. Através da Associação Stella Praias, os moradores requereram ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que se busque o embargo da obra até esclarecimento de situações como a existência ou não de licenças ambientais. 

Segundo a petição enviada ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), a construção acontece em um lote intocado de restinga e provocou a devastação de um coqueiral 'histórico'.  " Iniciaram agressiva e profunda supressão da vegetação nativa, sem o serviço técnico de afugentamento e / ou manejo de fauna, para a apressada construção de um inusitadamente gigantesco estande de vendas".

Dentre as denúncias presentes no requerimento, o qual a equipe do Portal A Tarde teve acesso, está o de suposta violação ao LOUOS, que define o gabarito e alturas de empreendimentos na faixa da orla de Salvador (BA). 

A presidente da Associação, Clarice Bagrichevsky, afirma que, apesar das denúncias realizadas junto ao Ministério Público e prefeitura, a obra continua a todo vapor. "A obra continua e fiz recentemente um manifesto a respeito dessa questão, pois não houve nenhuma movimentação do Ministério Público, tanto em nível estadual como federal". 

Segundo informações do Ministério Público estadual (MP-BA), houve solicitação de vistoria da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) e o órgão aguarda as informações para tomar as medidas cabíveis. O prazo para a secretaria enviar o relatório se encerra no dia 14 deste mês.

Manifestação

No próximo dia 15 (sábado) de março, os moradores irão realizar uma manifestação contra a construção, o protesto está programado para às 10 horas.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO.- Não fosse a distância e minhas pernas, não tenham dúvida. Estaria lá participando do protesto.


2 comentários:

  1. Tenho certeza de que estaria conosco. Obrigada pela força que sempre nos dá.

    ResponderExcluir
  2. O jornalista errou a data que colocou no lead da matéria e ainda repetiu o erro no final. A publicação saiu no dia 06 de abril. Jamais poderia anunciar um evento que ainda iria acontecer um mês antes. Só se tivéssemos o skate do Marty McFly pra ficar zanzando no tempo.

    ResponderExcluir