quinta-feira, 20 de julho de 2017

MPF NO ESTACIONAMENTO

MPF dá parecer favorável à ação que pede cobrança 

de tarifa fracionada em estacionamento 

do aeroporto de Salvador

Ação foi proposta pela Associação Baiana de Defesa do Consumidor 

que defende cobrança fracionada no local.


Resultado de imagem para fotos de aeroporto salvador
O Ministério Público Federal (MPF) apresentou parecer favorável a ação civil pública, na última segunda-feira (17), proposta pela Associação Baiana de Defesa do Consumidor (Abdecon), que pede que cobrança no estacionamento do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, seja fracionada. Atualmente é cobrada a hora cheia no local. Uma hora custa R$ 12 e cada hora mais custa R$ 8.
Para o MPF, existe a cobrança excessiva para os consumidores que utilizam o serviço na medida em que são obrigados a efetuar o pagamento de tarifa cheia, uma prática incompatível do que é realizado em outros estacionamentos de aeroportos espalhados pelo Brasil e em estacionamentos públicos e privados de Salvador. A Lei Municipal 8.055/2011 dá ao consumidor o direito à tolerância de 15 minutos, além da cobrança fracionada da hora em que o veículo permanecer estacionado. O que não ocorre no estacionamento do aeroporto de Salvador.
O MPF, por meio de um parecer do procurador regional da República Bruno Calabrich, aponta que mesmo em se tratando de estacionamento de aeroporto submetido a regime de direito público, com concessão dada pela Infraero à empresa EWS Estacionamentos Salvador, o serviço deve ser regido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Por meio de nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que os pedidos contidos na ação civil pública ajuizada pela Abdecon foram julgados improcedentes em primeira instância após a defesa apresentada pela Infraero. Contra a sentença, a autora interpôs recurso de apelação, ao qual a Infraero apresentou contrarrazões. Atualmente, o recurso aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
A EWS Park, concessionária responsável pela administração do estacionamento do aeroporto de Salvador, informou, também por meio de nota, que não efetua qualquer cobrança em desacordo com a legislação vigente, especialmente considerando as peculiaridades da concessão.

Caso

A Associação Baiana de Defesa do Consumidor (Abdecon) entrou na Justiça em 2015 pedindo que o estacionamento do aeroporto fizesse a cobrança fracionada, alegando que existe uma lei municipal que garante que as empresas da cidade cobrem por minuto e também alegando que a tarifa cheia fere Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o advogado da associação, na primeira instância da Justiça Federal, em Salvador, o juiz entendeu que o estacionamento do aeroporto não está errado. A associação recorreu e o processo foi para Brasilia. Agora, o processo volta para a Justiça Federal da Bahia para que seja reavaliada a questão e assim, seja anunciada a decisão. Caso a liminar seja favorável à associação, o estacionamento EWS Park terá que mudar a forma de cobrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário