terça-feira, 25 de outubro de 2016

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM SALVADOR.


ESGOTOS NAS PRAIAS
 


Fácil de ser constatada bastando para isto ir a praia. Não falo somente de resíduos sólidos que provocam uma "poluição visual" imediata, porém de poluição química também. 

Como costumo surfar e praticar pesca submarina vou um pouco além de quem apenas se aventura nas areias de nossas praias. E isto me proporciona oportunidade de melhor avaliar.
ÁGUA DE CHUVA É ESGOTO: FAROL DA BARRA

As vésperas dos primeiros Jogos Olímpicos no Brasil, nos deparamos com a triste situação da Baía de Guanabara que simplesmente virou um imenso esgoto. A nossa Baía não esta assim devido ao fato de que sua abertura para o Oceano (Boca da Baía) possui mais de 13 kms de extensão, aliado ao fato de termos variações de maré maiores que no Rio de janeiro, possibilitando uma maior renovação das águas  do interior da nossa baía.
BAÍA DE GUANABARA ESTA PODRE

Praias voltadas para o sul e sudeste (Barra até Itapuã).

Vejamos, hoje Salvador possui 2 emissários submarinos, um no Rio Vermelho e outro na Boca do Rio: os dois lançam dejetos NÂO tratados no mar a pouca distância da costa. 

Os "rios" que cortam nossa cidade que na verdade são grandes ESGOTOS a céu aberto,  e que servem para a coleta de esgotos lançando estes ao mar. Os cinco grandes rios de Salvador são: 

. Na Barra  o RIO DOS SEIXOS : apesar de cortar os bairros nobres da Canela, Graça e Barra, ele recebe esgoto doméstico. Também tamponado, na área da Avenida Centenário, para reurbanização e conter o transbordamento no inverno chuvoso, ele tem a sua foz situada na Praia do Farol da Barra, ao lado do Morro do Cristo.
PRAIA DO BARRAVENTO: A COR DA AREIA JÁ DIZ TUDO

. No Rio Vermelho RIO LUCAIA ou Rio Vermelho, é um braço do Rio Camarajipe, iniciado no Iguatemi que deságua no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho.
RIO LUCAIA NO RIO VERMELHO

. No Costa Azul o RIO CAMARUJIPE é o maior rio soteropolitano, possui 14 quilômetros, mas muito poluído. Sua nascente localiza-se no bairro da Boa Vista de São Caetano e a foz na Praia do Jardim dos Namorados. Porém, antes disso, no Iguatemi possui 20 metros de largura, tem o Rio das Tripas como afluente, dentre outros, e o Rio Lucaia como um braço seu.

FOZ DO RIO CAMURUJIPE

. Na Boca do Rio o RIO DAS PEDRAS ou Rio das Pedrinhas, ou Rio Imbuí, que passa pelo bairro homônimo, hoje é um rio canalizado devido a requalificação urbana (bairro do Imbuí), tal como ocorreu com o Rio Lucaia e o Rio dos Seixos. Ele nasce no terreno do quartel do 19º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, entre os bairros de Pernambués e Saboeiro, atravessando a Avenida Paralela, o Imbuí, a Boca do Rio, desaguando na Praia da Boca do Rio (vizinho a antiga sede de praia do Bahia).

RIO DAS PEDRAS NO BAIRRO IMBUI ANTES DE SER TAMPONADO

RIO DAS PEDRAS NA BOCA DO RIO


. O RIO TROBOGI nasce no bairro de Águas Claras e chega à Represa de Ipitanga, a partir daí até a Avenida Paralela passa a ser chamado de Trobogi, e finalmente ganha o nome de Rio Jaguaribe depois da Paralela e indo até foz na Praia de Jaguaribe, num ponto conhecido como 3ª Ponte.
RIO TROBOGI ONDE DESÁGUA.

Somados aos rios temos os escoadores pluviais que infelizmente também são escoadores de esgotos pois muitas residências direcionam criminalmente seu esgoto para eles. Por isso que quando chove ao invés de sair água de chuva, sai esgoto.
ÁGUA PLUVIAL ???? ESGOTO.

Na verdade dentro de mais alguns anos todas nossas praias estarão impróprias para o banho. Nenhuma ação ou planejamento existe e assim o destino esta traçado. As praias sempre foram o único espaço público disponível na nossa cidade, e mesmo assim estão com seus dias contados. 

Hoje já existe um êxodo das praias. Em muitas delas apenas o pessoal do futebol e surfistas as frequentam, pois além da poluição a questão da segurança espantou muitos que tinham por hábito ir as praias.
TRISTE PORTO DA BARRA.....


Já tivemos a oportunidade de nos preparar para que isto não ocorresse com o mega Projeto BAÍA AZUL . Simplesmente foi mais uma daquelas gigantes obras fantasmas que apenas serviram para engordar os bolsos de gestores públicos e empreiteiras, virando mais uma MEGA MENTIRA.....foi uma vergonha. Mas a imprensa nunca cobrou os resultados nem a justiça....e nós cidadãos continuamos nas mãos destes cidadãos que agora numa velocidade acelerada estão a destruir o nosso planeta. Não sei o que eles pensam, se é que pensam. 
DAQUI A ALGUNS ANOS TODAS ESTARÃO IMPRÓPRIAS.

Mas que mundo deixarão para seus filhos e netos ??? E outra coisa que intriga: todos gestores públicos viajam muito: será que eles não enxergam e se inspiram no que os países desenvolvidos estão a fazer a muitos anos ??? Viajam para que ??? Para compras e frequentar restaurantes apenas ???!!! Triste de nós....

Um comentário:

  1. E com o novo PDDU / LOUOS e a mudança de zoneamento de Stella Maris e Flamengo, as últimas praias praticamente virgens da cidade desaparecerão.

    ResponderExcluir