Ygor da Silva Coelho
Aos 15 anos de idade, ao chegar a Cruz das Almas para cursar o científico, uma construção leve, combinando curvas com um retângulo, despertou a minha atenção de adolescente. As formas me fizeram pensar em Brasília. A capital do país tinha sido recém inaugurada e os traços geniais da Novacap eram imitados em muitas construções.
Fixei residência em Cruz das Almas e nesses 50 anos que ando pela cidade, os meus olhos sempre estiveram voltados para a velha estação ferroviária abandonada, silenciosamente se desfazendo.
Recentemente, pesquisando sobre as ferrovias brasileiras, obtive a informação surpreendente de que as estações de Cruz das Almas e de Feira de Santana são desenhos de Oscar Niemeyer. Demolida a de Feira, restaria a estação de Cruz das Almas como a única projetada por Niemeyer na Região Nordeste do Brasil (1).
Isto significa que Cruz das Almas possui, sem dar o devido destaque, um bem de valor monumental. Países onde Niemeyer realizou projetos, como França, Estados Unidos, Argélia, conservam suas obras como patrimônio histórico. Precisamos, igualmente, valorizar o que possuímos.
Niemeyer é uma das personalidades brasileiras com mais alto conceito no mundo, comparável em importância a Santos Dumont, Rui Barbosa, Tom Jobim, João Gilberto, Carmen Miranda… Misturo na comparação ciência e arte, porque Niemeyer era arquiteto e poeta nos seus traços, linhas e curvas. Reconhecido mundialmente, foi em vida agraciado com o prêmio Prietzer, que corresponde ao Nobel da Arquitetura.
Ao olhar a velha estação vemos, guardadas as proporções, a Igreja da Pampulha, o Memorial da América Latina, em São Paulo, e um dos edifícios da Universidade de Constantine, na Argélia.
Recuperar esse patrimônio abandonado é uma obrigação, não só por respeito à memória do maior arquiteto brasileiro, como também pela oportunidade de transformá-la num atrativo turístico para a Cidade Universitária. Restaurada pode servir para abrigar um museu, do qual carece a cidade, um teatro, café, cinema, biblioteca ou todas estas coisas num só espaço.
Um dia sonhou-se com trens e locomotivas chegando e partindo, passageiros saltando, encontros e despedidas. Isto não ocorreu, a Estação não chegou a ter uso, apesar de implantados os trilhos. Agora, sabendo do valor arquitetônico, não custa sonhar um outro sonho: A obra de Niemeyer reunindo tudo o que ele admirava: história, cultura, arte, pintura.
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1. Reis, Roosevelt; Ware, Renato; Giesbrecht, R. M. Estações Ferroviárias do Brasil. In: www.estacoesferroviarias.com. br
O pior é que sabendo-se do valor da obra, seja apressada a sua demolição !...
ResponderExcluirLafayette Pondé Filho
Grato por seu apoio, Dimitri! Mais uma vez você divulgando as belezas e destacando os patrimônios da nossa Bahia!
ResponderExcluirGrande legado para nossa cidade Natal. Nos sentimos agraciados os crusalmense por este patrimônio histórico projetado poer Niemeyer. Gratidão.
ResponderExcluirSou aluna de arquitetura em Feira de Santana e estou realizando um estudo sobre a ferrovia da estação nova, logo verifiquei a semelhança com a de Cruz das Almas e pesquisando encontrei sou blog com a informação de que os dois projetos são de Niemeyer. Acessei o site que você colocou como referencia porem não consegui identificar a informação de que a de cruz foi um projeto também do Oscar, vi que a data de inauguração foi a mesma assim como o período de fusionamento foi semelhante e o estilo arquitetônico sem duvida é o mesmo porem gostaria de uma fonte mais precisa para embasar meu estudo. Você tem alguma outra fonte dessa pesquisa? se sim poderia me fornecer? Desde já agradeço!
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