terça-feira, 29 de outubro de 2019

LENÇÓIS SUJOS

Manchas de óleo chegam aos Lençóis Maranhenses

O petróleo que continua avançando pelo Nordeste chegou a um dos paraísos ecológicos mais bonitos do Brasil: os Lençóis Maranhenses. Mais de 700 quilos de óleo foram retirados de uma das praias da região.
Resultado de imagem para FOTOS LENÇOIS MARANHENSES COM OLEO

Voluntários realizaram nesta quarta-feira (23) a limpeza do óleo que atingiu a praia de Travosa, no município de Santo Amaro do Maranhão, localizado na região dos Lençóis Maranhenses. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a praia foi atingida pelas manchas em 25 de setembro.
Cerca de 700 kg de óleo foram retirados da areia. A ação contou com a ajuda de ambientalistas, moradores de Santo Amaro, membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente municipal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Marinha do Brasil. Segundo os voluntários, o óleo retirado já estava endurecido.

Cerca de 700 kg de óleo retirados da praia da Travosa estavam endurecidos, dizem voluntários — Foto: Divulgação/Defensores da Casa Comum

Ao G1, o Ibama afirmou que a praia de Travosa foi o último ponto com óleo registrado no Maranhão que foi limpo. Ao todo, 12 pontos foram com manchas de óleo foram identificados em todo o estado.
Durante o período de aparecimento das manchas no estado, uma tartaruga foi encontrada coberta de óleo por banhistas na Praia de Itatinga, no município de Alcântara. Após ter sido tratada, o animal marinho foi devolvido ao mar. Já na cidade de Araioses, uma outra tartaruga foi encontrada morta.
As manchas de óleo em praias do Nordeste já atingiram 200 localidades em 78 municípios dos nove estados da região. Desde agosto, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram registros de poluição.
A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas. A origem do material poluente está sob investigação.

Mapa e gráfico mostram a evolução da contaminação das praias do Nordeste com petróleo cru — Foto: Roberta Jaworski/G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário