sábado, 28 de novembro de 2020

A APOSENTADORIA DO CORONEL

 


Argélia 1961 Soldado raso, durante vinte e seis meses nunca andarei armado. Sou jornalista para o exército. Caneta e Rolleiflex. O comandante da revista semanal me manda um dia no meio do deserto, o outro nos montes da Kabília.

Desta vez estou num helicóptero a caminho do Atlas saariano, pelos lados de Aïn Sefra, perto da fronteira com Marrocos, para escrever algo sem o mínimo interesse sobre o magnânimo espírito de sacrifício das tropas. O Alouette II foi concebido para três passageiros e o piloto. Costuma voar em baixa altitude. Parece uma bolha de sabão. A visão é ampla. Diria que de 300 graus. Ao princípio não me sentia muito seguro, um pouco angustiado. Mas já me acostumei.

 A terra vai mudando de cor. Depois da estreita faixa de verde ao longo do mar Mediterrâneo, aos poucos o solo torna-se mais árido, amarelado, rios intermitentes, vilarejos esparsos. Chegamos aos contrafortes da serra. Inóspita, rochosa, dura, com matizes do bege seco ao cinza sepulcral. Será que, fora escorpiões e serpentes, tem alma viva neste deserto montanhoso?...

Calor intenso. Barulho ensurdecedor da hélice. De repente sobrevoamos algo como uma improvável miragem. No meio dos picos íngremes, um lago de águas turquesas, perfeitamente ovalado, rodeado de uma faixa branca que não conseguimos definir. Uma só casa, branca também, imensa, apalaçada. Algumas palmeiras. Sobrevoamos por menos de um minuto, mas um minuto que ficará para sempre na minha memória.

Ainda levaremos um bom tempo até chegar ao acampamento. O helicóptero pousa sem dificuldade num pequeno espaço verdejante, no meio de uma floresta de cedros. A meu encontro vem o coronel com dois oficiais. Todos em uniforme de combate e armados. É para mim sempre uma secreta ironia, já que o único galão que ostento é o do jornal, ser recebido com certo decoro por militares de alta patente que esperam uma boa repercussão de nosso encontro. Como é hora de almoçar, o coronel me convida a sentar à sua mesa. E que mesa! Ampla, coberta com uma toalha branca generosamente bordada, talheres de qualidade. Meu anfitrião é um homem culto. Colocou como música de fundo um concerto. Mozart, Scarlatti ou Haydn, não me lembro. Falamos de cinema, do último livro que leu. Aos poucos as distâncias vão diminuindo. Está perto de se aposentar e a grande incógnita é saber como irá se adaptar à vida civil. “No exército, é muito fácil. Cada um tem seu lugar bem definido na hierarquia. Você sabe exatamente como se comportar conforme a graduação. Mas no dia em que estarei vestido como qualquer um, de paletó e gravata, como serei avaliado? E para mim, quais serão os signos exteriores para adivinhar o nível do interlocutor? ”.

Que resposta você, leitor, daria?

Dimitri Ganzelevitch

A Tarde 28 / 11/ 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário