domingo, 6 de março de 2022

O ABANDONO DO CENTRO HISTÓRICO


Documentei este pedaço do centro histórico de Salvador no sábado 5 de março de 2022.

Ou seja: tem menos de 24 horas.

A parede branca do lado esquerdo é parte da famosa escadaria da Igreja do Passo. Famosa pela sua imponência e por ter sido cenário do filme "Pagador de promessas" de Anselmo Duarte, único filme brasileiro até hoje detentor da Palma de Ouro do Festival de Cannes (1962)

Não tem um guia que não mostre aos turistas este monumento, parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O leitor concordará que mereceria todas as atenções dos órgãos responsáveis, em particular numa cidade que pretende ser polo de turismo internacional.

Mas na Bahia, em Salvador, as prioridades são outras, muitas delas sendo só do interesse imediato dos políticos e não do contribuinte.

Como se não bastasse esta criminosa omissão, o IPHAN se escandaliza quando algum proprietário resolve substituir par do telhado por um necessário e prazeroso terraço.

Agora, estabelecer um plano de restauração respeitando ao mesmo tempo as prioridades dos moradores e a conservação do casario, isso ninguém fez. Nem o IPHAN, nem o IPAC, nem  a prefeitura nem as variadíssimas secretarias.

Uma das razões é que responsável NENHUM mora no centro histórico. Preferem os encantos do Itaigara ou de Imbui.

E também notem em segundo plano as ruínas do Cine-Teatro Jandaia que o Rui Costa tinha prometido restaurar.

Até hoje, nem o Jandaia nem a ponte.
 


NEM FORAM CAPAZES DE COLOCAR UMA PLACA DECENTE!


MAIS UM COMENTÁRIO: Quando falo do abandono do centro histórico, não estou exagerando. A obra de "requalificação" da Rua Direita de Santo Antônio se arrasta há mais de DOIS ANOS e não tem data para acabar. E ainda por cima MAL CONCEBIDA E MAL EXECUTADA.

E ninguém sabe exatamente quanto nos pagamos por ela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário