quarta-feira, 9 de março de 2022

PUTIN MATA DOIS COELHOS

 PUTIN MATA DOIS COELHOS COM UMA CAJADADA SÓ: INFERNIZA A VIDA DOS RUSSOS E ASSASSINA OS CIDADÃOS UCRANIANOS.

Coluna "Em Tempo" publicada na "Tribuna da Bahia"

Não há o que "compreender", não há justificativa: a sanha do ditador Putin é a mesma de todo e qualquer sanguinário dono de poder. E, enquanto assassina homens, mulheres e crianças na Ucrânia e rosna como cão feroz para outros países vizinhos, traz o caos também para a maioria do povo russo. Na economia, por exemplo, bagunçou tudo por causa das justas sanções que o Ocidente impôs à Rússia.
Vejamos o que afeta o dia-a-dia da população russa, e não só bilionários, mas classe média e povo em geral também. Entre os serviços e empresas que saíram da Rússia até agora, listamos alguns: os cartões VISA, MasterCard, American Express.
Também Apple, Jaguar Land Rover, H&M e Burberry, McDonalds, Starbucks, Heineken, Nissan, Volvo, GM, BMW, Renault, Ford, Harley Davidson, Exxon, Shell, Maersk, UPS, FedEx, DHL, Boeing, HSBC,
Apple, Ericson, Nokia, Meta (Facebook), YouTube, Twitter, Microsoft,
Disney, Warner, Sony, WEG, Sandvik, Adidas, UEFA anunciaram que estão interrompendo as atividades na Rússia.
Mais: Hermès, Chanel e Cartier anunciaram na sexta, 4, o fechamento de lojas e a suspensão de suas operações em Moscou e interior russo. As três marcas são as primeiras do mundo da moda a restringir suas atividades no país. A propósito, consumidores russos gastam US$ 9 bilhões por ano em produtos de luxo e respondem por cerca de 3% da receita total do setor. Pois é.

CENSURA
Com a invasão da Ucrânia e suas consequências políticas, a Rússia mostra que continua uma ditadura: até agora são 13 mil pessoas presas simplesmente por terem ido às ruas protestar, inclusive menores de idade e até crianças. Além disso, há uma escandalosa censura à mídia em geral. E Putin, que está há 20 anos no poder, ainda tem (terá?) poder até 2036. E terá também cerca de 200 bilhões de dólares em nome de seus "laranjas" no exterior.

FRASE: “Tão parecidos, Stalin e Hitler, tão gêmeos, tão construídos de ódio. Ninguém mais Stalin do que Hitler, ninguém mais Hitler do que Stalin.” (Nelson Rodrigues)

GANHANDO batalhas, mas perdendo a GUERRA.
Prezados leitores, transrevo aqui trechos de excelente artigo sobre a guerra na Ucrânia, de Yuval Noah Harari, historiador e autor de "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", livro de cabeceira de meu amigo jornalista Tony Pacheco, publicado em 28 fevereiro, no "The Guardian" (jornal britânico fundado em 1821), intitulado "Por que Vladimir Putin já perdeu essa guerra":
"Os russos ainda podem conquistar a Ucrânia. Mas os ucranianos mostraram nos últimos dias que não vão deixá-los ficar.
Após mais de uma semana de guerra, parece cada vez mais provável que Vladimir Putin esteja caminhando para uma derrota histórica. Ele pode ganhar todas as batalhas, mas ainda assim perder a guerra. O sonho de Putin de reconstruir o império russo sempre se baseou na mentira de que a Ucrânia não é uma nação real, que os ucranianos não são um povo real e que os habitantes de Kiev, Kharkiv e Lviv anseiam pelo governo de Moscou. Isso é uma mentira completa – a Ucrânia é uma nação com mais de mil anos de história, e Kiev já era uma grande metrópole quando Moscou ainda não era uma vila. Mas o déspota russo contou sua mentira tantas vezes que aparentemente ele mesmo acredita nela.
Ao planejar sua invasão da Ucrânia, Putin podia contar com muitos fatos conhecidos. Ele sabia que militarmente a Rússia supera a Ucrânia. Ele sabia que a OTAN não enviaria tropas para ajudar a Ucrânia. Ele sabia que a dependência europeia do petróleo e do gás russos faria países como a Alemanha hesitarem em impor sanções rígidas. Com base nesses fatos conhecidos, seu plano era atingir a Ucrânia com força e rapidez, decapitar seu governo, estabelecer um regime fantoche em Kiev e enfrentar as sanções ocidentais."

AINDA sobre Rússia (I)
"Mas havia uma grande incógnita sobre esse plano. Como os americanos aprenderam no Iraque e os soviéticos aprenderam no Afeganistão, é muito mais fácil conquistar um país do que conservá-lo. Putin sabia que tinha o poder de conquistar a Ucrânia. Mas será que o povo ucraniano simplesmente aceitaria o regime fantoche de Moscou? Putin apostou que sim."
AINDA sobre Rússia (II)
"Cada tanque russo destruído e cada soldado russo morto aumenta a coragem dos ucranianos para resistir. E cada ucraniano morto aprofunda o ódio dos ucranianos pelos invasores. O ódio é a mais feia das emoções. Mas para as nações oprimidas, o ódio é um tesouro escondido. Enterrado no fundo do coração, pode sustentar a resistência por gerações. Para restabelecer o império russo, Putin precisa de uma vitória relativamente sem derramamento de sangue que levará a uma ocupação relativamente sem ódio. Ao derramar cada vez mais sangue ucraniano, Putin garante que seu sonho nunca será realizado."

FRASE: "Se matamos uma pessoa, somos assassinos. Se matamos milhões de homens, celebram-nos como heróis." (Charles Chaplin)

CARNIFICINA nas estradas (I)
Este último fim de semana teve cerca de dez mortos em diversos acidentes em estradas na Bahia.
Tem sido assim desde que as viagens voltaram ao "normal", após o aparente fim da fase aguda da pandemia.
Mas, não só na Bahia, em todo o Brasil a situação das estradas federais (administradas pelo governo federal através do DNIT) está calamitosa. Brasília simplesmente abandonou a conservação das chamadas BRs e em estados nordestinos como a Bahia e também em Minas Gerais, é um verdadeiro açougue de carne humana de tantos mortos em acidentes provocados pela má conservação das rodovias.

CARNIFICINA nas estradas (II)
Mas, sejamos honestos, não é só o governo federal, o brasileiro ao volante é uma lástima. Imprudência, ignorância, inabilidade no dirigir e estradas ruins, mal sinalizadas e mal fiscalizadas. Esta é a receita perfeita dessa tragédia que nos desafia há décadas, e cada vez pior.

TROGLODITAS
O bando de "estudantes" que quase linchou um colega de escola dentro do ônibus escolar em Camaçari é um exemplo claro da mentalidade idiota e violenta que caracteriza grande parte dos nossos jovens. Revoltados com os gays, pois vêem espelhados neles o que reprimem em si, partiram para uma pancadaria estúpida. Infelizmente seus pais não se manifestaram em apoio à família da vítima, pois muito provavelmente acham isso "normal." Bem, este é o retrato das gangues que frequentam (não se sabe para quê) as escolas neste país. Nojento!

DONA FLOR foi ao chão


Falamos aqui da ameaça de demolição da histórica casa cenário de "Dona Flor e seus dois maridos", filme de Bruno Barreto.
Não é mais uma ameaça. A casa já veio abaixo. Deixaram apenas a fachada, para enganar. Por enquanto...

GASOLINA, gás e renda.
Não adianta ficar chiando com o preço da gasolina, que logo chegará a 10 reais o litro.
Como também é inútil lutar contra a carestia dos alimentos, transporte etc.
A solução é lutar, com grandes mobilizações, pela atualização da renda dos brasileiros. Simples assim. Ou não...
Sugestões e críticas à coluna: alexferraz10@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário