sexta-feira, 14 de outubro de 2022

BOLSONARO E AS MILÍCIAS

 Bolsonaro venceu em 90% das zonas eleitorais em áreas de milícia no Rio

Bolsonaro teve quase meio milhão de votos nos territórios da capital fluminense que têm predomínio da milícia


Rafaela Felicciano/Metrópoles

Jair Bolsonaro venceu em 90% das zonas eleitorais em bairros predominantemente dominados pela milícia na cidade do Rio de Janeiro. Na análise feita pela coluna, baseada no mapa da organização não-governamental Fogo Cruzado e em dados do Tribunal Superior Eleitoral, o presidente ganhou em nove zonas e perdeu para Lula em apenas em uma.

Bolsonaro teve quase meio milhão de votos nos territórios da capital fluminense que têm predomínio da milícia. Seus maiores índices de votação, dentro do universo apurado, foi nos bairros de Campo Grande e Paciência, redutos da facção Liga da Justiça, maior milícia do estado atualmente.

Já Lula teve 323 mil votos nos bairros analisados. O petista só ganhou de Bolsonaro em Rio das Pedras, um dos redutos mais antigos das milícias do estado e favela onde atuavam alguns dos personagens subterrâneos que rondam o clã Bolsonaro, como o ex-PM Adriano da Nóbrega, assassinado em 2020, na Bahia, numa troca de tiros com policiais.

Foram analisadas pela coluna as zonas eleitorais dos seguintes bairros: Praça Seca, Santa Cruz, Rio das Pedras, Tanque, Taquara, Curicica, Sulacap, Cosmos, Paciência, Campo Grande, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Campinho, Vargem Grande e Vargem Pequena.

A escolha foi baseada em dados do Mapa Histórico dos Grupos Armados do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Fogo Cruzado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário