segunda-feira, 17 de outubro de 2022

OS PAPAGAIOS-DO-MAR

POR QUE OS ISLANDESES JOGAM PAPAGAIOS-DO-MAR DE PENHASCOS?




Várias tradições nórdicas já chamaram a atenção de turistas por serem, no mínimo, inusitadas. No entanto, a bola da vez tem sido um ato recorrente na Islândia de arremessar papagaios-do-mar, também chamados de puffins, de penhascos ao redor das Ilhas Westman. Para quem não está familiarizado com o ato, tudo parece ser bastante chocante.

No entanto, essa é conhecida por ser a "temporada de puffins", quando os papagaios-do-mar põem ovos em tocas nas falésias ao longo da costa, onde os filhotes precisam passar cerca de seis semanas em seus ninhos até que estejam prontos para abrir suas asas e entrar no mar. Entenda como tudo funciona!



Os jovens papagaios-do-mar são programados para encontrar o oceano ao seguir a luz da lua. Porém, esse é um instinto que se tornou uma ameaça à vida devido ao desenvolvimento de comunidades humanas nas Ilhas Westman, na Islândia. Os puffins que voam perto de cidades com poluição luminosa geralmente enfrentam problemas e acabam voando para o interior dessas regiões.

Sem uma forma efetiva de encontrar o caminho de volta para casa, só resta para eles ficar presos e morrer de fome caso não encontrem nenhum tipo de ajuda. Por esse motivo, a população local decidiu intervir e solucionar o problema causado pela habitação humana da região.

No final do verão, quando essas aves saem de suas tocas — algo que coincide com o momento exato para que a população de peixes esteja alta e elas possam se alimentar — é comum ver moradores islandeses patrulhando as ruas à noite com lanternas em busca de papagaios-do-mar. Caso algum jovem seja avistado, ele imediatamente precisa ser capturado e colocado em uma caixa.

No dia seguinte da captura dos jovens papagaios-do-mar, as pessoas levam os puffins para os penhascos mais próximos, onde cada indivíduo será colocado no chão. Nesse cenário, é importante esperar que esse pássaro encontre uma maneira de voar por conta própria e ache seu caminho de volta para casa.

Caso isso não aconteça, é necessária uma despedida de tom mais dramático: jogá-los em direção ao oceano. Ao esperar o sol nascer para que os papagaios sejam soltos, isso evita com que eles voltem a confundir as luzes da cidade com a luz da lua por uma segunda vez.

Embora todo o ato de arremessar os puffins do penhasco possa parecer algo cruel, esses animais não têm problema algum em decolar e voar com segurança em direção ao seu novo habitat pelos próximos anos. Inclusive, essa tradição incomum é o que garante que os papagaios-do-mar voltem aos seus ninhos por mais um ano.

Como essas aves colocam no máximo um ovo por temporada, é bastante significativo garantir a sobrevivência da espécie, visto que as Ilhas Westman abrigam a maior colônia de papagaios-do-mar no mundo todo. Portanto, não há nenhum motivo para ficar assustado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário