terça-feira, 11 de outubro de 2022

UM NOVO OCEANO

 Fenda gigantesca se abre na África e forma um novo oceano

102569

Prepare-se! A geografia está prestes a ficar empolgante. Não estamos falando de erosão ou de uma de erupção vulcânica sem graça. Estamos falando da criação de um oceano totalmente novo; um oceano que se formou no meio da África. Tudo começou em 2005, quando uma fenda de 60 quilômetros de extensão se abriu no meio do Deserto Afar, na Etiópia. O fenômeno é bem conhecido e já foi estudado nos anos 70. Mas o que trouxe esta história de volta aos assuntos foi a formação de uma longa e profunda fenda por atividades sísmicas da erupção do vulcão Dabbahu, que teria desencadeado o fenômeno.

É bastante surpreendente que uma região mude tanto e tão rapidamente, mas há uma boa razão para isso. A fenda se abriu em poucos dias e com 6 metros de largura no local. Foi estimado que o volume de toda a fenda ao longo dos 56 quilômetros era de cerca de 2 bilhões de metros cúbicos. O suficiente para encher vários milhões de piscinas olímpicas. Embora tenhamos a tendência de pensar na geografia como algo que não se move, ou que se move muito lentamente, acontece que nem sempre é o caso, como temos provas aqui.


Apenas alguns dias para formar uma grande fenda

Um fenômeno que surgiu desde o aparecimento da rachadura até a formação de um oceano ocorreu em poucos meses. Você pode não perceber isso se não prestar mais atenção às formas incomuns na paisagem. Desde que esta fenda foi observada em sua totalidade, dezenas de outras se formaram mais ao sul da Etiópia.

Estas placas são divergentes; elas se afastam umas das outras ao invés de colidirem. Caso você não tenha prestado atenção às aulas de geografia, as placas tectônicas são grandes pedaços de rocha que compõem a litosfera, a crosta terrestre. Vulcões como o Dabbahu, são as demonstrações perfeitas daquilo em que repousa a crosta terrestre e as razões para estes movimentos visíveis ao longo de milhões de anos. Tal força é capaz de se ejetar por quilômetros auxiliada pelos ventos e de massas de cinzas e rochas. É impressionante.


Parte da Terra se abriu por 60 quilômetros

Como a litosfera não é sólida, estas placas podem se mover dependendo do que está acontecendo abaixo delas e como as placas adjacentes estão se movendo. Os vários fenômenos geológicos principais são conhecidos hoje em dia. Os solos já revelaram muitos de seus segredos. Mas o que é impressionante de se observar é a formação de fendas em tão pouco tempo, enquanto todo o processo levaria vários milhões de anos.

Por exemplo, as placas adjacentes podem deslizar umas ao lado das outras, causando terremotos. As erupções vulcânicas nas bordas ou entre placas tectônicas podem produzir magma que pode separá-las. Isto geralmente acontece no fundo do oceano, onde não é visto. As mudanças na superfície muitas vezes ocorrem muito lentamente para que possamos percebê-las sem estudo científico, graças às câmeras térmicas e aos submarinos robóticos. O progresso na observação das profundezas do mar tem avançado significativamente na pesquisa de vulcões.

As rupturas são um sinal preocupante de algo maior?

Você precisa percorrer vários quilômetros de profundidade para poder observar a maior parte das fendas vulcânicas. A dificuldade de poder trabalhar em zonas geológicas sob bilhões de metros cúbicos de água salgada é a razão pela qual não temos todas as informações sobre o assunto. A que velocidade se pode formar um novo oceano? Não há uma resposta única para isso, pois não temos um plano detalhando o fenômeno.

Mas se considerarmos a criação do Mar Mediterrâneo (sim, ele já foi terra seca durante a última Era Glacial), podemos imaginar que toda a bacia do Mediterrâneo pode ter sido inundada em apenas alguns meses. Embora não exista um processo exato para qualificar um novo oceano, é preciso admitir que isso não acontece do dia para a noite. A propósito, quando foi a última vez que vimos algo nessa magnitude surgir?


Não reconheceríamos a Terra há 300 milhões de anos

Há 300 milhões de anos, os continentes e oceanos que todos nós conhecemos hoje não existiam. Havia apenas uma gigantesca massa terrestre chamada Pangea ( que signifca 'todas as terras') que estava associada a um enorme oceano global chamado Panthalassa (que quer dizer 'todos os mares'). Há 200 milhões de anos, Pangea começou a se dividir, transformando Panthalassa em oceanos separados ao seu redor.

Além disso, durante os 3,5 bilhões de anos de história da Terra, vários supercontinentes podem ter se formado e se desintegrado. Foi apenas com uma visão cartográfica precisa e um conhecimento profundo da flora e fauna de diferentes regiões que as diferentes formas e rochas das costas oceânicas foram facilmente montadas. Não há melhor forma de perceber quanto tempo passou na terra do que sabendo a distância entre as costas e a velocidade de movimento das placas tectônicas. O Dabbahu é apenas um stratovolcano entre os imensos vales da grande fenda.


Um grave perigo para as populações que vivem perto da fenda

No entanto, a atividade do Dabbahu é um dos principais fatores na aparição desta imensa falha. Deve-se entender que a atividade vulcânica desta cadeia é muito ativa e, portanto, não podemos prever a evolução, num futuro próximo, das paisagens que estão próximas. Tem havido muitos debates entre os cientistas sobre o que exatamente está acontecendo no deserto etíope e o que pode vir a acontecer. Estamos em uma região do mundo que é extraordinária em muitos aspectos. Um exemplo, chamamos de stratovolcano, um maciço que culmina em cerca de 1500 metros.

Hoje, os cientistas concordam e acreditam que o processo desta fenda em particular possui semelhanças significativas com as que ocorrem no fundo dos oceanos do planeta. Estudos sugerem que as divisões das placas tectônicas oceânicas perto de suas extremidades podem ser aceleradas por intensa atividade vulcânica, a ponto de causar grande ruptura de grandes partes da superfície. O fenômeno pode ser agravado por movimentos oceânicos próximos à fenda. O que é um problema real para se mover ou permanecer nesta região. Sem falar de todos aqueles que tiveram que sair diante do perigo.


O que exatamente está acontecendo abaixo da superfície?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Abbis Abeba na Etiópia estudou a fundo a história da atividade sísmica na região. Liderados pelo Doutor Atalay Ayaele, eles descobriram pistas que eles acreditam levar à possibilidade de que um dique vulcânico esteja na origem da fissura de 60 quilômetros. Um dique é uma enorme massa rochosa empurrada por respiradouros vulcânicos, e ao fazê-lo, eles racham a terra em seu caminho. A abertura lenta da fissura irá separar a área desértica de Afar e a África do resto do continente.

Isso não é suficiente para torná-lo um oceano, mas há uma série de fatores em jogo neste caso específico. De fato, a fissura ocorre em uma área conhecida como o triângulo Afar, ou depressão Afar ou também Danakil ou Dancalie. Esta área está localizada na junção do Vale do Grande Rift, o Mar Vermelho e o Golfo de Aden. A Depressão Afar compreende o ponto mais baixo da África onde o Lago Assal está localizado em Djibouti - que fica 155 metros abaixo do nível do mar. O vale assim formado poderia eventualmente ser inundado por qualquer catástrofe climática.


Quando o leito da fenda vai ficar inundado?

O Deserto Afar no norte da Etiópia é também um lugar onde duas grandes placas - africana e árabe - se encontram. Hoje é uma região hostil, enquanto há muitas descobertas para os paleontólogos. Isto quer dizer como o lugar teve que mudar sob as atividades vulcânicas para se tornar tão difícil de se viver. Trata-se de uma área de aproximadamente 4000 km² no leste da Etiópia e que também se espalha para outros países da região. De acordo com especialistas, estamos exatamente no ponto da divisão do continente para o oceano. Mas teremos que esperar vários milhões de anos.

O processo de separação entre eles já está acontecendo, não apenas agora, mas há cerca de 30 milhões de anos, a uma taxa bastante lenta de cerca de 2,5 centímetros por ano. Graças a isto, o Mar Vermelho e a Depressão Afar, com quase 300 quilômetros de extensão, ambos se formaram. É apenas uma questão de tempo até que o Mar Vermelho flua sobre a Etiópia e contribua para a formação de um novo oceano. Sem a energia ou a máquina do tempo, só se pode imaginar como será a região daqui a 20 milhões de anos. Como será a Terra daqui a 1 bilhão de anos?


Um bloco é a única coisa que impede a água

Sismólogos da Universidade de Bristol e membros de equipes de pesquisa na região de Afar têm realizado inúmeros estudos. Eles estão muito familiarizados com tudo relacionado às atividades sísmicas ao redor da região de Afar. E não faltam dados para analisar. Mas as conclusões parecem bastante óbvias, dado o nível do oceano e o nível inferior da região de Afar. Em uma faixa de poucos metros, ainda havia solo suficiente para bloquear a água que fluiria.

Estes estudos lhes permitem afirmar que a única coisa que separa a Depressão Afar dos oceanos é um bloco de terra de 20 metros. Assim que for estabelecida uma conexão entre terra e água, a fendas e as terras próximas tomarão água do Mar Vermelho e do Golfo de Aden, submergindo áreas que estão abaixo do nível do mar e criando um novo corpo de água enorme. Uma mudança de tal magnitude geográfica será visível do espaço. Topógrafos e geólogos estão no centro das atenções porque somente eles podem dizer se esta terra logo acabará ou não debaixo d'água.


Falhas similares apareceram mais ao sul, no Quênia

A Etiópia não é o único país da África Oriental onde enormes rachaduras estão começando a se formar. É importante pensar em relação ao que a população local vai estar vivenciando se a rocha cortar o acesso principal, vital para seus negócios e seu abastecimento alimentar. Não deve demorar muito para que eles construam uma ponte improvisada enquanto esperam por algo melhor.

De fato, no início de 2018, uma nova falha foi aberta no Quênia, a apenas 97 quilômetros a oeste de sua capital, Nairóbi. Esta nova fenda tem cerca de 15 metros de profundidade e quase 20 metros de largura em alguns lugares. A questão mais crucial é: o que causou a abertura da fenda - as placas, ou foi algo mais? Vários fatores devem ser levados em consideração.


Pequenas rachaduras se transformam em desfiladeiros gigantes

Como alguns membros da comunidade científica continuam a debater a causa exata da última fenda no sudoeste do Quênia, a fenda continua a crescer pouco a pouco. É possível pensar que há catástrofes acontecendo no terreno todos os dias, de modo que tantos debates atravessam os laboratórios de geologia. Mas tudo o que eles precisam é de um cânion onde a vegetação tenha recuperado seus direitos durante séculos, para iniciar um debate sobre como e quando o cânion foi formado.

No entanto, há um longo caminho a percorrer entre a fissura visível da crosta terrestre e a formação de enormes desfiladeiros e cadeias de montanhas, sem mencionar a fissura de um continente e o surgimento de um novo oceano. Uma coisa em que todos concordam é a importância das falhas e seu papel na formação da superfície da Terra. Ainda não terminamos de aprender muitas coisas interessantes sobre nossa Terra observando estes detalhes particulares na natureza.


A atividade vulcânica pode separar o continente mais rapidamente

Após os primeiros dilemas científicos sobre o que exatamente está acontecendo no deserto da Etiópia, os cientistas chegaram a um acordo. Resumos de dados topográficos indicavam que a área abaixo do nível do mar era susceptível de ser inundada mais rapidamente, devido à atividade vulcânica da região e aos efeitos dos diques. Mas outros pesquisadores têm opiniões diferentes e acreditam que leva vários milhões de anos para poder observar a região inundada. É difícil saber quem está certo quando não se sabe nada sobre isso.

Eles concordaram que o processo por trás desta fenda em particular possui semelhanças importantes com os que ocorrem no fundo do oceano. Estudos sugerem que as rupturas das placas tectônicas oceânicas perto de suas bordas poderiam ser aceleradas por intensa atividade vulcânica a ponto de causar a ruptura maciça e repentina de grandes partes. Isto significa que o mesmo poderia acontecer também na Etiópia. E assim incomodou 5 países cuja topografia é apenas uma faixa de terra de frente para o oceano. Basta dizer que o assunto é levado muito a sério nas universidades desses países.


Há alguns números incríveis por trás desta história

A pergunta que fazemos hoje é como se deu exatamente essa fratura que divide o continente? Quais movimentos de placas influenciam mais a fratura? Quais são os outros fenômenos físicos sob a crosta terrestre que podem influenciar os movimentos da fissura? Podemos ver claramente nesta imagem como estes fenômenos teriam impacto em tantos países ao mesmo tempo.

Tudo começou quando um vulcão chamado Dabbahu, localizado no Deserto Afar, entrou em erupção, o que fraturou as placas tectônicas. 2,5 quilômetros cúbicos de magma (ou 2,5 trilhões de litros) foram inseridos entre as placas, afastando-as e criando a fenda que vemos agora. Para informação, 2,5 quilômetros cúbicos de magma equivalem a um milhão de piscinas olímpicas cheias de lava. Lembre-se que a região tem uma atividade vulcânica bastante elevada. as pessoas estão acostumadas a terremotos e a algumas nuvens no céu.


Dividindo a Etiópia em duas

Mas um fenômeno tão poderoso e imprevisível como uma erupção também pode mudar para sempre o futuro de uma área geográfica. Visível do espaço e de uma duração tão lenta de formação, que levaria séculos para formar uma imagem dele através de memórias visuais. A grande placa africana não pode mais ser considerada como uma entidade por direito próprio. Ao longo dos séculos, após uma tal agitação ter causado o derramamento do oceano em uma bacia tão grande como a Etiópia, a vegetação pode ter mudado drasticamente.

Mas o que dizer da Etiópia e do resto da região da África Oriental? Bem no meio da brecha. As previsões científicas indicam novas derivações entre estas placas somalianas e núbias, que acabarão por levar à divisão final da África em duas partes desiguais. Esta imagem é perfeita para ver como a água está se infiltrando sobre a terra pouco a pouco. Com as consequências da água salgada se infiltrando nas reservas de água doce, e sem meios de dessalinização. É difícil permanecer vivendo em terra que está cheia de sal marinho.


O mapa da África terá muito mais azul

Estudos após estudos, os cientistas chegaram à mesma conclusão inevitável em relação ao continente africano. Podemos ver claramente nesta imagem, as imensas partes que se separaram do continente africano. No caso que nos diz respeito, isto acontece mais ao norte do continente. Imagine como seria o resto da África sem um pedaço de várias centenas de quilômetros quadrados a nordeste de seu território. Até onde poderia ir o processo de transformação?

Segundo cientistas da Sociedade Real Britânica, que estão acompanhando de perto o que está acontecendo não apenas na região Afar da Etiópia, mas também no resto do Vale do Rift da África Oriental, a divisão do continente é inevitável. Quando ela ocorrer, o Afar será inundado pelo Mar Vermelho ao norte. A água encontrará seu caminho para se juntar ao Mar Arábico no sul e o novo oceano finalmente nascerá. Em vários milhões de anos, o continente africano poderá se tornar um conjunto de imensos arquipélagos em torno do maior pedaço do que resta do continente. Algo para refletir sobre o impacto que acreditamos ter sobre a Terra.


Isso vai demorar um tempo

É real, mas na escala da duração da existência da terra, isso deve demorar. De fato, os tempos geológicos são difíceis de representar se tivermos em mente o tempo que a vida humana dura. É uma escala totalmente diferente onde as únicas referências que se obtém são as evidências científicas analisadas no laboratório. Cindy Ebinger, professora de ciências da terra e do meio ambiente na Universidade de Rochester explica a situação quanto à influência da atividade vulcânica sobre o movimento e a formação de placas tectônicas.

"Sabemos que os fundos marinhos são criados por uma intrusão semelhante de magma em uma falha, mas não sabíamos que uma grande extensão da crista poderia de repente estalar assim", explica Cindy Ebinger. Ela estima que levará entre 100 mil e um milhão de anos para que o oceano se forme. Mas quando se trata de geografia, é apenas um piscar de olhos. Faz você se perguntar como os cientistas chegam a tanta precisão em suas conclusões.


Apareceram rachaduras semelhantes às da África na Islândia

Há outro lugar na Terra, semelhante ao Vale do Rift da Etiópia, onde a separação de duas placas é mais do que evidente. A placa eurasiática e a placa norte-americana dividem a Islândia em duas. Um país que surgiu graças à forte atividade vulcânica da região, a falha que a atravessa conta uma centena. Se você não sabe para onde ir em uma viagem, a Islândia oferece as paisagens mais belas do mundo. Todos os que já lá estiveram acabam voltando. Não é de admirar, dado o que este tipo de falha oferece como paisagem.

A mais de 7.500 quilômetros da Etiópia, a Islândia também está se desmoronando. Este pequeno país insular no norte da Europa, localizado entre a Noruega e a Groenlândia, é composto de paisagens altamente contrastantes. Além disso, é muitas vezes descrito como uma terra de fogo e gelo. A razão é que a Islândia fica na fronteira entre as placas tectônicas norte-americanas e eurasiáticas. Na realidade, sob os efeitos dessas duas placas, não é em dois, mas em três pedaços que a ilha islandesa será cortada. A maior parte dos habitantes está localizada na placa eurasiática.


Essas fraturas são globais

Mas isto não é um problema porque não é para amanhã que teremos que pensar em alugar um barco para ir para o oeste da Islândia. Uma fissura emergente está localizada perto da região Þingvellir, na Islândia, bem conhecida por seu ambiente tectônico e vulcânico altamente ativo. Há várias fissuras nesta planície, ela delimita as placas e devido à atividade sísmica e à instabilidade do solo, muitas vezes vemos novas surgindo nesta área. É uma planície que não está muito longe da capital Reykjavik.

Geologicamente, Þingvellir faz parte da grande fenda meio-atlântica que divide a Islândia em duas, onde vive a maioria da população islandesa. Parte da ilha fica na placa tectônica norte-americana, como os fiordes do Oeste e Reyjavík, por exemplo, enquanto a outra parte com a geleira Vatnajökull e os fiordes do Leste fica na placa eurasiática. Embora a situação geológica seja estável, às vezes os danos às estradas são problemáticos. Os islandeses estão acostumados a ter que adaptar sua vida cotidiana aos vulcões.


Por que a Islândia está em perigo?

Existem sete placas tectônicas principais no planeta, oito placas secundárias e cerca de 50 placas terciárias. São fragmentos da litosfera cortados por falhas, cristas, fendas e mais. Elas se movimentam apenas alguns centímetros por ano, o que amplifica os fenômenos observados em suas junções. As duas placas norte-americanas e eurasiáticas são importantes e carregam sozinhas uma grande parte do mundo ocidental.

As placas norte-americana e eurasiática são duas das três maiores placas tectônicas do planeta, logo atrás da enorme placa do Pacífico, seguidas pelas placas africana, antártica, australiana (ou indo-australiana), e sul-americana. As placas norte-americanas e eurasiáticas recuam uma da outra para formar as fronteiras divergentes conhecidas como o Ondulação residual ou ripple que atravessa a Islândia. Esta crista faz parte de uma rede de cadeias vulcânicas submarinas que formam as ilhas do Oceano Atlântico. Toda a rede se estende por quase 40.000 km.


Estas falhas se enchem de água de derretimento glacial

A atividade contínua ao longo das margens das placas norte-americanas e eurasiáticas na Islândia resulta frequentemente em terremotos, que são cada vez mais comuns. Mas é também o único lugar no mundo onde se pode mergulhar entre duas placas tectônicas. A água está um pouco fria, considerando que vem do derretimento das geleiras, apenas dois graus, portanto, se você gosta desta paisagem subaquática, espere frio. A falha Silfra, que faz parte da região Þingvellir, é um local de mergulho muito famoso e único.

A maioria dos terremotos vistos na Islândia são apenas pequenos tremores com poucas consequências. Por outro lado, acontece que um grande tremor atinge a ilha e depois causa novas rachaduras, em particular na região de Þingvellir. Estas fissuras são agora preenchidas com água cristalina que tem sido filtrada por rochas vulcânicas por centenas de anos. O apelido da ilha é terra do gelo, e às vezes é chamada a terra do gelo e do fogo. É um casamento único criado por glaciares e vulcões e que, além desses locais de mergulho, formam gêiseres e fontes termais.


A fenda islandesa forma a ponta da Cordilheira do Meio-Atlântico

O Vale do Rift, na Islândia, ajuda a comunidade científica a entender o que realmente está acontecendo ao longo da Cordilheira do Meio-Atlântico. De fato, a posição da Islândia na linh é ideal para estudar a formação de fendas e os efeitos dos pontos quentes. Pontos quentes são as áreas vulcânicas que produzem regularmente lava e o suficiente para observar a formação do que constitui parte da crosta terrestre. Poucos lugares no mundo oferecem o espetáculo de um fenômeno que geralmente ocorre abaixo do nível da água.

O comprimento total é de aproximadamente 16.000 quilômetros e quase liga o Polo Norte e o Polo Sul. Seu relevo é essencialmente subaquático. Sua largura varia entre 1.000 e 1.500 quilômetros, enquanto alguns de seus picos atingem até 3 quilômetros de altura a partir do fundo do Oceano Atlântico. As pontas mais altas formam ilhas na superfície do Oceano Atlântico, como a Islândia. É por isso que a Islândia é tão interessante de estudar, pois permite a observação de fenômenos que ocorrem debaixo d'água ao longo do Atlântico.


As medições testemunham a alarmante evolução das placas

O Serviço Nacional de Topografia da Islândia é uma das organizações que monitoram de perto o que está acontecendo nesta região. Eles estimaram que as placas se movimentariam 2,5 cm por ano ao longo de vários milhões de anos. Não é tão alarmante, exceto pelo fato de ter uma casa que se move sobre as duas placas. O mais alarmante é a atividade vulcânica que pode continuar se multiplicando mais com os movimentos mais importantes das placas. E mesmo que o país esteja acostumado, pode tornar-se perigoso para a vida dos 362.000 habitantes da ilha, se a fumaça e a fuligem estiverem constantemente no ar.

A organização islandesa monitora continuamente os movimentos das placas tectônicas, e suas últimas medidas mostram que a distância entre elas está aumentando em cerca de 2 centímetros a cada ano. À medida que esta separação ocorre, novas pilhas de terra se formam gradualmente a partir do magma que emerge do núcleo interior da Terra. E em outros lugares, é um lago que se enche de água filtrada pela terra vulcânica que a cerca e vem do derretimento das geleiras e das chuvas. É um lugar único de seu tipo na Terra que merece ser visto.


A Islândia um dia será dividida em dois?

Uma coisa é certa, a Terra está definitivamente se separando ao longo da Cordilheira do Médio-Atlântico por terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas; a movimentação de terra a esta velocidade não é realmente o principal problema. Por outro lado, é interessante visualizar como os continentes estarão dentro de vários milhões de anos. É possível que um dia, todas as terras submersas formarão um único continente, cercado por um colossal corpo de água.

A placa norte-americana está deslizando para o oeste, enquanto a placa eurasiática está se deslocando para o leste, e provavelmente não há nada que os impeça de continuar à deriva. Então, onde este belo país da Islândia vai levar? Sentado no topo da ilha, no Cume do Meio Atlântico, é difícil evitar seu destino de ser uma das regiões geologicamente mais populosas do mundo. Entre as paisagens de tirar o fôlego, os gêiseres e as fontes termais, as cavernas grandes o suficiente para tocar concertos de música, etc. É normal que este país seja um local de filmagem ao ar livre.


O mesmo processo também está ocorrendo na Rússia

Localizado no sul da Sibéria, entre o oblast de Irkutsk e a República de Buryatia, o Lago Baikal oferece uma visão incrível das atividades tectônicas entre as placas eurasiáticas e Amur. Seu nome vem do turco e significa lago sagrado. É também apelidado de Pérola da Rússia por suas águas cristalinas. Ele está a uma altitude de 450 m e constitui a maior reserva de água doce em forma líquida na superfície da terra. Em comparação, o Lago de Genebra representa apenas 1 / 260º de seu volume.

Vários fatores explicam porque o Lago Baikal é tão valioso para a comunidade científica. Além de ser a maior reserva de água doce do planeta, sua água é tão transparente que você pode ver até 40 metros de profundidade. O Lago Baikal é também o lago mais antigo do mundo com uma incrível vida útil de 25 milhões de anos, e é também o lago mais profundo do planeta a 1.700 metros de profundidade. E isto não é nada comparado com a extraordinária flora e fauna que existe dentro e ao redor do lago.


Felizmente, o Lago Baikal mantém em grande parte seu estado original

O Lago Baikal é verdadeiramente único em muitos aspectos. Não é por acaso que às vezes é apelidado de Pérola da Sibéria. Tem uma ilha de 730 km² e uma península transformada em um parque natural. Sua extensão lhe confere características que são bastante raras para um lago. De fato, há fortes correntes que a atravessam e, às vezes, ondas de 6 metros. É navegável apenas 4 meses do ano porque o resto do tempo está coberto de gelo, cuja espessura pode facilmente ultrapassar 1 metro.

Dada a pureza da água, o gelo que se forma é tão translúcido quanto a água e belo quando o sol passa por ela. Com a largura de um mar e a profundidade de um oceano, este lago de água doce abriga aproximadamente 3.700 espécies de plantas e animais. Cerca de 75-80% destas não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta. O volume do lago é tão imenso que levaria pelo menos uma década para que ele enchesse completamente.


O Lago Baikal oferece esclarecimentos sobre a formação dos oceanos

Os círculos científicos muitas vezes se referem ao Lago Baikal como uma referência para estudos importantes sobre fendas e mudanças globais. Está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua riqueza ecológica. É também um local ideal para testar submarinos para profundidades muito grandes. Um dos submersíveis projetados e testados nestas águas foi usado para explorar os destroços do Titanic.

Deborah Hutchinson, geóloga de pesquisa do USGS, Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos, traça um paralelo entre o sistema de fendas do Lago Baikal e a formação de antigas fronteiras continentais atlânticas e acrescenta: "Isto nos conta sobre o primeiro capítulo da história da separação dos continentes e sua evolução final em bacias oceânicas como o Oceano Atlântico". A região não é muito habitada, dado o clima que reina ali durante todo o ano. Era necessário preservar áreas abrigadas da poluição humana e proteger o maior número possível de espaços para a diversidade da flora e fauna.


A formação de rachaduras em todo o mundo é melhor compreendida agora

Graças à extensa pesquisa realizada na região da fenda do Lago Baikal, os cientistas criaram um novo modelo para explicar a formação de zonas de fenda em todo o mundo. O do Lago Baikal é especial porque nasceu da fragilidade da placa eurasiática que se formou há 50 milhões de anos e a área hoje é uma depressão de 25 milhões de anos sobre a área frágil, que se desvia e se preenche com o tempo pela atividade vulcânica e pelos sedimentos que vêm das margens.

Lembre-se de que estas áreas são enormes fendas entre placas tectônicas que podem ter 1.000 quilômetros de comprimento, até 100 quilômetros de largura, e cerca de 10 quilômetros de profundidade. Como mostra o mapa de Pangea, até 60 milhões de anos atrás, a América do Norte e a Europa eram um continente, até que apareceu uma zona de falha entre os dois. Assim você entenderá o que faz a profundidade deste lago. O efeito de subducção empurra a crosta terrestre para baixo e se o fenômeno for muito rápido, os sedimentos não têm tempo para cobrir o fundo da água ao longo do tempo.


Vales de Rift ao redor do mundo

Existem outras falhas entre as placas tectônicas da Terra que se dividem em quatro grandes grupos. Eles são lugares ricos em beleza e conhecimento científico. Sem o estudo destas zonas geológicas, não se poderia explicar o movimento das placas tectônicas. Elas se estendem por imensos territórios e oferecem uma variedade de paisagens diferentes, mas também uma mistura de flora e fauna que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.

Todos eles são lugares de estudo e turismo e os pesquisadores esperam poder ir ainda mais frequentemente para estudar as fendas submarinas para apoiar seus conhecimentos. A terra está cheia de belezas e surpresas, é hora de todos nós cuidarmos dela para que as gerações futuras possam se beneficiar destas paisagens cheias de vida e beleza de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário