quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

MAIS UM CASO EXCEPCIONAL

 Jovem morre após ser perseguido e baleado durante ação policial em Salvador

 PM alega que Iuri dos Santos estava armado, porém familiares e amigos negam. Eles dizem que rapaz com deficiência intelectual era trabalhador e acusam militares de assassinato. Protestos marcaram o dia.


Por g1 BA e TV Bahia


Um jovem de 27 anos morreu após ter sido perseguido e baleado por policiais militares dentro de uma casa, na terça-feira (28), no bairro do Acupe, em Salvador. Familiares, amigos e vizinhos do rapaz acusam os agentes de assassinato, enquanto a Polícia Militar (PM) alega que ele foi atingido após trocar de tiros com os militares.

Em nota, a PM informou que Iuri Almeida Conceição dos Santos estava armado, invadiu o imóvel e atirou contra os agentes da Rondesp Atlântico, em uma tentativa de fuga. Segundo a corporação, o rapaz foi atingido na suposta troca de tiros, foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu.

Com ele, conforme a ocorrência feita pelos policiais militares, foram apreendidos uma arma, drogas e dinheiro em espécie. O material que foi levado para uma delegacia da região, onde o caso foi registrado.

A família, no entanto, diz que Iuri não tinha envolvimento com a criminalidade. Segundo moradores da região, ele tinha deficiência intelectual, era funcionário de uma borracharia e fazia pequenos serviços na comunidade.

"Eu sempre dizia para ele: 'Não pegue nada de ninguém, não use drogas, não venda drogas, e outra, arrume seu trabalho'. Porque eu sou honesta, nunca me envolvi em nada de errado", disse Eliana Santos.

Pouco antes de ser morto, conforme detalham moradores da região, o jovem tomava café na casa de vizinhos e, ao sair, se assustou com a presença dos policiais na rua, retornando para o imóvel. Neste momento, ele foi seguido até o terceiro andar do prédio, onde foi baleado. As marcas dos tiros ficaram em uma parede e em uma porta da casa.

"Ele estava aqui de manhã e a força policial entrou [no bairro]. Como ele já tem medo, porque ele toma remédio controlado, ele pegou e entrou. O policial já veio entrando, subiu e já foi matando o menino", disse o entregador de gás Valdinei Santos, vizinho de Iuri.

Ao longo do dia, moradores protestaram por causa da morte do rapaz. Pela manhã, logo após a ação, eles queimaram objetos em um trecho da Avenida Vasco da Gama, importante via da cidade. Já à noite, um grupo se posicionou em frente à pista, voltando a fechar a via.

"Um menino direito, trabalhador e a Polícia chega e mata o menino. Como mata um menino inocente assim?", afirmou o pai de Iuri, Adailton Conceição.

A mãe do jovem reforçou o questionamento feito pelo companheiro e revelou o desejo de conversar com o agente responsável pelo tiro que matou o filho dela. O corpo do jovem será sepultado no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador, nesta quarta-feira (29).

"Será que esse policial que fez isso com meu filho, consegue colocar a cabeça no travesseiro para dormir, ele consegue vestir a farda? Será que ele tem filho? Se ele tivesse um filho, ele deixaria fazer isso? Eu queria perguntar isso na frente dele".

O caso será apurado pela Polícia Civil (PC).

Leia nota da PM na íntegra 👇

"Na manhã desta terça-feira (28), policiais militares da Rondesp Atlântico apreenderam arma de fogo e drogas na Avenida Caetano, no Acupe.

Durante policiamento na região, os militares avistaram vários elementos armados que, ao perceber a presença policial, atiraram e fugiram em direção a um beco. Em ato contínuo, os agentes continuaram em diligência, quando encontraram uma residência com um grupo de pessoas, nas proximidades, alegando que teve a casa invadida por um indivíduo armado. Os policiais progrediram no imóvel e foram surpreendidos com disparos, sendo necessário o revide. Após o cessar-fogo, o ferido foi encontrado caído com uma arma de fogo, sendo socorrido para o HGE, onde não resistiu aos ferimentos.

No local, foram encontrados um revólver calibre 38 com três munições do mesmo calibre, 28 recipientes de maconha, 400 pinos de cocaína e dinheiro em espécie.

Todo material apreendido foi encaminhado à Polícia Civil, pra medidas cabíveis".

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário