sexta-feira, 18 de agosto de 2017

NE ME QUITTE PAS

"Ne me quitte pas" é uma canção francófona, composta, escrita e cantada pelo cantor e compositor belga Jacques Brel, publicada em 1959 pela Warner-Chappell. Foi escrita em decorrer da separação de Brel e de Suzanne Gabriello e interpretada por muitos outros artistas em francês ou versão em outros idiomas. A letra original foi escrita seguindo a métrica.
Segundo Brel, a música não é sobre o amor, mas sobre a covardia dos homens.



A canção foi interpretada na versão original em francês por Simone LangloisFrida BoccaraNina SimoneSylvie VartanSerge LamaNana Mouskouri (no álbum Hommages de 1997), Yuri Buenaventura (versão salsa, em 1999), MaysaEstrella Morente, Cássia Eller, Maria GadúBrian Molko (vocalista do Placebo) e por Celine Dion (álbum Sans attendre). A interpretação de Simone Langlois (1959) foi possivelmente a primeira gravação: Brel teria dado a ela prioridade em gravar a primeira versão. [1].
Há outras versões de "Ne me quitte pas" nos mais diversos idiomas, algumas memoráveis são os títulos: "If you go away", "Don´t leave me", "Bitte, geh nicht fort", "Non andare via", "Não me vás deixar" (letra adaptada pelo poeta David Mourão-Ferreira) por Simone de Oliveira, "Não me Deixes Mais" por Fagner, "Se Você Partir" por Agnaldo Timoteo, e por Altemar Dutra, "Laat me niet alleen", "Al tilchi mikan", "Ne ovstavljaj me", "No me dejes", "No em deixis mai", dentre outras.



NINA SIMONE



MAYSA



BARBARA STREISAND



MARLENE DIETRICH

Nenhum comentário:

Postar um comentário