sábado, 6 de outubro de 2018

HOMENAGEM AOS ARTISTAS

Resultado de imagem para fotos do enterro de charles aznavour

Eu trabalho em teatro há quase 42 anos, só com grandes nomes, com Bibi Ferreira trabalhei 17 anos, perdi a conta dos grandes artistas brasileiros que morreram ao longo desse período e NUNCA vi uma homenagem aos nossos artistas, nem Tom Jobim, nem Vinicius de Moraes, nem Dulcina, nem Paulo Gracindo, nem Tônia Carrero, nem Paulo Autran! 

Da mesma maneira em 15 meses na França entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018 encontrei duas ministras da Cultura, Audrey Azoulay ministra de François Hollande por duas vezes no teatro e depois Françoise Nyssen ministra de Emmanuel Macron outras duas vezes! Lionel Jospin ex- Primeiro-ministro encontrei três vezes e o próprio Presidente Emmanuel Macron num espaço de dois meses eu encontrei três vezes no teatro: uma vez vendo Michel Bouquet, outra Fabrice Lucchini e outra em companhia de Angela Merkel assistindo Daniel Barenboim na Philharmonie! No mesmo dia que encontrei Audrey Azoulay hoje diretora da UNESCO encontrei Renaud Donnedieu de Vabres, ex-ministro da Cultura de Jacques Chirac! 

A cada vez fui falar com esses homens - exceto Macron - para dizer da minha emoção como mulher de teatro de vê-los prestigiando os artistas franceses! 

Ano passado estive nos Invalides e Memorial de la Shoah para as cerimônias em homenagem à Simone Veil e chorei muito por saber que aquilo no meu país é impossível! É cultural e fomentado pela educação e pela cultura que não existem por aqui! 

Me resta aplaudir a França na verdade único país a ter essa tradição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário