segunda-feira, 1 de julho de 2019

DEBAIXO DA PONTE

"SE O PODER É ECONÔMICO 
ENTÃO NÃO ADIANTA FALAR EM DEMOCRACIA"
 Jose Saramago

Engenharia civil versus financeira debaixo da ponte 
Paulo Ormindo de Azevedo


Resultado de imagem para CARICATURAS PONTE SALVADOR ITAPARICA

O Governo do Estado anunciou que vai abrir a PPP da Ponte Calçada -Gameleira em agosto e que chineses, italianos, franceses e espanhóis estão interessados. As estatais chinesas, que amesquinharam a ponte inviabilizando o estaleiro de São Roque e facilitando a venda de suas plataformas de petróleo, são as favoritas. Querem transformar essa ponte e o terrível monotrilho Subúrbio/Comercio no portifólio para entrarem no bilionário mercado sul-americano de engenharia, depois que as grandes nacionais foram quebradas, e seus diretores soltos.
Dos R$1,5 bilhões que o Estado vai pagar pela obra, não ficará um centavo na Bahia. Os chineses trazem equipamentos, materiais, e mão-de-obra embarcada. É assim que eles atuam na Ásia e na África. Ainda devemos pagar a diferença entre fluxo real e ideal da ponte, estimado em 140.000 veículos/dia, que atropelará literalmente a ilha e Salvador na ida para o Litoral Norte. Nesta etapa só será feita a substituição do ferry-boat por concreto, que não eliminará as lanchas, como aconteceu na Rio/Niterói. O SVO, que morre no Funil, tem dois gargalos, um pontilhão com duas faixas e as estradas BR-324/Pirajá e do Coco, transformadas em ruas-direitas da conurbação Salvador/Lauro de Freitas/Camaçari. Vamos ter que pagar diariamente dezenas de milhares de pedágios inúteis, durante 35 anos.
A ponte vai marginalizar o Recôncavo com seu imenso potencial turístico e náutico e drenar os serviços do oeste da BTS, inclusive Feira de Santana, para Salvador. Esta, por sua vez, vai arcar com o ônus de ter suas demandas de educação, saúde, transporte e dormitório duplicadas com o inchaço de sua área de influência pobre. A ilha, uma cabeça-de-ponte favelizada, como São Gonçalo em Niterói, se degradará ao ser transformada em porto-seco e retroporto de Salvador. O tráfego de jamantas destruirá o encanto da ilha cantado por Mirian Fraga e João Ubaldo. Há soluções mais interessantes e baratas.
Quanto vamos pagar por essa ponte domingueira? O Estado deu ao consorcio Odebrecht/OAS uma vila olímpica, os milhões que recebeu do Governo Federal para obras de acesso à Copa, e ainda paga anualmente R$167 milhões para jogos de um só time. Desembolsa outros tantos com o Metrô e Hospital do Subúrbio. Com a conta da ponte quanto sobrará, no futuro, para a educação, saúde e infraestrutura? O setor privado baiano também anda mal. Perdemos três bancos, a rede Paes Mendonça, a Odebrecht, a OAS e a Insinuante. A recuperação da voraz Odebrecht, improvável depois que a CIA abriu sua caixa preta para o mundo, é um grande golpe na engenharia nacional. Nossos políticos e empresários ainda não entenderam que a guerra fria hoje não tem ideologia nem bandeira, é digital, econômica e oportunista e o Brasil é um prato cheio.
SSA: A Tarde, 30/06/2019

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