quarta-feira, 12 de agosto de 2020

BURKINA FASSO. UM ARQUITETO

 Diébédo Francis Kéré (10 de abril de 1965GandoBurkina Faso) é um arquiteto africano conhecido por assinar obras que trabalham com sustentabilidade, material de baixo custo e mão de obra da comunidade local. buscado desenvolver uma forte parceria com as comunidades para as quais constrói. Ele sempre demonstra uma sensibilidade especial ao local, às condições, sociais, econômicas e climáticas.

Em sua aldeia foi o primeiro a a ser enviado para a escola, pois seu pai, o chefe da aldeia, queria que seu filho mais velho aprendesse a ler e traduzir suas cartas; como não existia nenhuma escola em Gando, Diébédo Kéré teve que deixar sua família quando tinha 7 anos para morar com seu tio na cidade. Depois de terminar seus estudos, ele se tornou carpinteiro e recebeu uma bolsa da Carl Duisberg Society para fazer um estágio na Alemanha como supervisor em auxílio ao desenvolvimento. Estudou na Universidade Técnica de Berlim (Tu Berlin), graduando-se em 2004.
Em 1998, criou a associação Schulbausteine ​​für Gando para levantados fundos e construir a primeira escola primária de sua aldeia.
Ao completar seus estudos, Kéré concebeu o projeto para primeira Escola Primária em Gando, a pequena aldeia onde nasceu, no sul de seu país. Usando matérias primas locais e arquitetura sustentável, tal projeto ganhou o Prêmio Aga Khan de Arquitetura, em 2004. Possui projetos em MaliQuêniaUgandaAlemanhaIêmenChina e Estados Unidos. Uma das preocupações de Kére em seus projetos é com o meio ambiente. Em 2005, conseguiu fundar sua empresa, a Kéré Architecture, com sede em Berlim.
Recebeu prêmios como: Global de Arquitetura Sustentável, em 2009; BSI Swiss Architectural Award, em 2010 e Schelling Architecture Award, em 2014.
Francis Kéré é um arquiteto que se dedica a criar propostas que melhoram as condições de vida das pessoas em comunidades pobres da África, tendo engajamento social. Em 2017, ele aceitou o cargo de professor de "Design e Participação Arquitetônica" na Universidade Técnica de Munique (Alemanha), no mesmo ano foi convidado a projetar um pavilhão para a prestigiada Serpentine Gallery, em Londres.
Admirador da obra de Oscar Niemeyer, em 2019 aceitou convite para participar do 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos que acontecerá no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em julho de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário