segunda-feira, 10 de agosto de 2020

UMA ATIVISTA




Katherine Mary Dunham (também conhecida como Kaye Dunn , 22 de junho, 1909-1921 maio de 2006) foi uma americana bailarina , coreógrafa , escritora, educadora e ativista social. Dunham teve uma das carreiras mais bem sucedidas de dança no teatro americano e europeu do século 20, e dirigiu sua própria companhia de dança por muitos anos. Ela tem sido chamado de "matriarca e rainha mãe de dança negra".
Enquanto estudante na Universidade de Chicago, Dunham se despediu e foi para o Caribe para estudar dança e etnografia. Mais tarde, ela voltou para se formar e submeteu uma tese de mestrado em antropologia. Ela não completou os outros requisitos para o grau, no entanto percebeu que sua vocação profissional era o desempenho.
No auge de sua carreira na década de 1940 e 1950, Dunham era conhecida em toda a Europa e América Latina e foi muito popular nos Estados Unidos, onde The Washington Post chamou de "dançarina Katherine, a Grande". Por quase 30 anos, ela manteve a Katherine Dunham Dance Company , a única trupe de dança negra americana auto-suportada naquele tempo, e sobre sua longa carreira coreografou mais de noventa danças individuais. Dunham foi uma inovadora na dança moderna Africano-Americana , bem como uma líder no campo da antropologia dança , ou ethnochoreology . Ela também desenvolveu a técnica Dunham.

MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário