sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ESCOLA DE CALCETEIROS

Escolas de Jardinagem e de Calceteiros



A Escola de Jardinagem, a funcionar desde novembro de 1986, assegura a formação e a reciclagem de profissionais da àrea.
Ao longo dos anos, tem promovido a qualificação, transmitindo conhecimentos técnicos que acompanham a evolução desta área profissional, seja ao nível científico ou das últimas implementações tecnológicas.
Para além da formação em cursos de educação e formação de adultos são ministrados cursos livres de jardinagem e estágios destinados à população em geral.
São realizadas diversas atividades sobre conceitos da área da jardinagem e sensibilização para a preservação dos espaços naturais e urbanos.
Público-alvo: população em geral e grupos específicos como crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, seniores e pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade.
A Escola de Jardinagem possui, ainda, um acervo documental, disponível para consulta (mediante pedido).
A Escola de Jardinagem pensou em ti. Obtém aqui um livro de atividades e diverte-te com a jardinagem. 
Escola de Calceteiros criada, pela Câmara Municipal de Lisboa em novembro de 1986, devido à preocupação de perder os conhecimentos sobre calcetar. Pretendeu-se, por esta via, renovar o efetivo de calceteiros municipais e divulgar a Arte de Calcetamento.
Ao longo dos anos têm sido formados profissionais, homens e mulheres, que assimilando os saberes de velhos mestres, vão assegurando a "sobrevivência" da calçada portuguesa. A arte de calcetar "ao quadrado", o "desdobrar da pedra" e o "malhetar" são expressões que a Escola de Calceteiros recupera numa profissão genuinamente portuguesa e intimamente ligada ao nosso património cultural.
A Escola realiza formação através de cursos de Educação e Formação de Adultos, bem como workshops sobre a calçada.
Além disso desenvolve atividades de sensibilização sobre a Calçada Portuguesa, consciencializando para a necessidade da sua preservação.
Público-alvo: alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, bem como a população em geral.
A Escola de Calceteiros possui, ainda, um acervo documental, disponível para consulta (mediante pedido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário