domingo, 3 de outubro de 2021

RIMBAUD E VERLAINE



 Poetas, amigos e amantes, dois gênios da poesia. Quebraram

tabus, tiveram vida desregrada e deixaram obras poéticas maravilhosas. Ambos faleceram cedo: Rimbaud com 37 anos e Verlaine com 51 anos.
Paul Verlaine era casado e se apaixonou pelo jovem Rimbaud. Em uma crise de ciúmes Verlaine deu um tiro em Rimbaud, estando ambos na Bélgica. Rimbaud foi à polícia, mas depois se arrependeu.

Reproduzo aqui a "Retirada da queixa de Rimbaud", uma peça histórica:

"Eu, abaixo-assinado, Arthur Rimbaud, 19 anos, homem de letras, com endereço fixo em Charleville (Ardennes, França), declaro, em nome da verdade, que na quinta-feira, dia 10 do presente mês, por volta das duas horas, no momento em que o Sr. Paul Verlaine, no quarto de sua mãe, deu, com seu revólver, um tiro que me feriu levemente no pulso esquerdo, o Sr. Verlaine se encontrava em um estado tal de embriaguez que não tinha consciência dos seus atos.
Que estou intimamente convencido de que, ao comprar esta arma, o Sr. Verlaine não tinha nenhuma intenção hostil contra mim e que não houve nenhuma intenção criminosa no ato de trancar a porta
sobre nós.
Declaro também propor, de espontânea vontade, de consentir na minha desistência pura e simples de toda ação criminal, correcional e civil e desisto, a partir de hoje, dos benefícios de toda a demanda judicial que possa vir a ser feita pelo Ministério Público contra o Sr. Verlaine pelo fato que aqui se trata.
A. Rimbaud
Sábado, 19 de julho de 1873."

Ocorre que a retirada da queixa não teve op efeito esperado por Rimbaud, pois Paul Verlaine foi preso e ficou dois anos encarcerado. Ele tinha 29 anos.
Após estes fatos Rimbaud escreve "Une saison en enfer" (Uma estação do inferno) e Verlaine, na cadeia, escreve "Sagesse" (Sabedoria).

Nenhum comentário:

Postar um comentário