quarta-feira, 21 de setembro de 2022

UM PEDIDO

 

Estas últimas semanas tenho-me empenhado em divulgar uma velha proposta minha, mas que hoje mais de que nunca, apresenta-se como uma necessidade no campo da cultura e da arte.

A criação de um Museu Nacional do Azulejo.

A inspiração provem de um museu que muito visito quando em Lisboa o Museu do Azulejo, na Madre de Deus.


Temos na Bahia o maior patrimônio azulejar português fora de Portugal.

E não só.


Temos, hoje, também uma produção artística, muito significativa.



Uma amiga, Zeila Machado, exímia restauradora de azulejos, sinalizou que um dos mais importantes edifícios do século XVIII, o Solar Bandeira, possui um conjunto de belíssimos painéis de azulejos em várias salas deste imóvel.



Imóvel este que precisa, não só de restauração em caráter de urgência, mas de ser ocupado com um projeto ao nível de sua excepcionalidade.



Tenho feito uma modesta campanha nas redes sociais e até agora, o resultado é animador.

Sinto que a sociedade, não somente baiana, mas do país inteiro, apoia esta proposta.



Você, leitora, leitor, me apoie!

Fale com seus familiares, seus amigos, colegas e conhecidos.



Trata-se de uma batalha para o bem de toda a sociedade.




Além do resgate, da memória, contribuirá a criar empregos e resgatar toda uma parte da cidade antiga de Salvador que por enquanto se encontra totalmente desprezada pelas autoridades.


Estou convencido que a concretização deste museu desenvolverá o bairro inteiro, numa reação conhecida como “Efeito Bilbao”


Conto com sua participação!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário