Boipeba: 20% da ilha pode ser entregue à iniciativa privada
Governo da Bahia indicou ao Ministério do Turismo a concessão da Fazenda Ponta de Castelhanos para construção de um empreendimento, segundo o site The Intercept Brasil
Após indicação do Governo da Bahia a pedido do Governo Federal, a Fazenda Ponta de Castelhanos, na Ilha de Boipeba, em Cairu, no Sul da Bahia, pode ser entregue à iniciativa privada. O território corresponde a quase 20% da ilha. A informação está em documentos internos do Ministério do Turismo, obtidos pelo site The Intercept Brasil, que apontam um total de 222 propriedades da União espalhadas por 17 estados e Distrito Federal.
No local, a empresa Mangaba Cultivo de Coco Ltda pretende construir um empreendimento turístico-imobiliário luxuoso, que terá casas de alto padrão, pousadas, campos, píer e aeroporto.
O projeto gera polêmica. Os moradores de Cova da Onça, uma pequena comunidade localizada em Boipeba, temem que a obra os deixe isolados e sem área para futura expansão.
O projeto gera polêmica. Os moradores de Cova da Onça, uma pequena comunidade localizada em Boipeba, temem que a obra os deixe isolados e sem área para futura expansão.
Desde 2014, a liberação da obra é objeto de discussão. A construção do empreendimento ainda não foi autorizada pela União. Em maio deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) que o processo de licenciamento fosse interrompido.
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO. Pescadores e rendeiras serão transformados em serviçais. Perderão sua cultura (a gente do mar também tem cultura) a troco de alguns trocados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário