Foi encomendado para o casamento imperial realizado em 1853. A tiara é composta por mais de duzentas pérolas e quase dois mil pequenos diamantes, incrustados sobre uma base de prata, que aparece no seu retrato oficial como imperatriz dos Franceses, pintado por Winterhalter. Infelizmente, mais tarde ela precisou vender todas as peças. Não obstante, a última imperatriz dos franceses, patrocinou muitos estilistas famosos, que desenharam trajes exclusivos para ela, como a grife oitocentista House of Worth, criada por Charles Frederick Worth, considerado o “pai da alta costura”.
Foi encomendado para o casamento imperial realizado em 1853. A tiara é composta por duzentas e doze pérolas e quase dois mil pequenos diamantes, incrustados sobre uma base de prata, que aparece no seu retrato oficial como imperatriz dos Franceses, pintado por Winterhalter. Infelizmente, mais tarde ela precisou vender todas as peças. Não obstante, Eugénia patrocinou muitos estilistas famosos, que desenhavam trajes exclusivos para ela, como a grife oitocentista House of Worth, criada por Charles Frederick Worth, considerado o “pai da alta costura”.
Quando estiver no Louvre, não deixe de conhecer de perto o que sobrou das joias da coroa francesa (1532-17890) na Galerie D"Apollon, são o que restaram da esplendorosa coleção que começou a ser reunida em 1532, pelo rei Francisco I, transmitida e enriquecida por vários outros soberanos franceses e que infelizmente foi leiloada quase que por completo pelo Estado em 1887. Quando as joias da coroa da França foram leiloados o diadema da imperatriz foi comprado pelo joalheiro Jacoby que felizmente não a desmontou.
Em 1890, foi comprada pelo príncipe alemã Albert Thurn und Taxis por ocasião de seu casamento e vendida mais de um século depois, em 1992, pela princesa Glória, para pagar dívidas de família, a Associação Amigos do Louvre que o doou ao Museu.
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