segunda-feira, 29 de agosto de 2022

UMA CARTA DE AMOR

A casa de Victor-Hugo em Paris


"O que você quer que eu escreva para você? O que você quer que eu lhe diga? Você me completa. Você não está nem começo nem no fim de meus pensamentos. Você foi minha alegria por muito tempo; agora você é meu consolo. Seu olhar é encantador, seu sorriso é inefável e doce, você espalha ao redor de si um brilho de graça, devoção e amor; parece-me, quando estou perto de você, que ainda pode entrar um pouco de luz em meus olhos e um pouco de felicidade na minha alma!" (...)

"Eu te amo, meu pobre anjo! Você tem todos os tesouros que uma mulher pode ter no coração e na mente. Você que me livrou de tantos dias de luto, você que me deu tantos dias de festa, tenha um dia de festa hoje! Seja feliz porque você é abençoada! Seja feliz porque você é boa! Seja feliz porque você é amada! Tira da tua bela fronte e do grande coração as pequenas mágoas do momento, as sombras, as nuvens passageiras! Você merece o céu. Eu gostaria que Deus lhe desse o céu, sem tirar você de mim! Que Ele a tornasse um anjo, lhe deixando mulher! - Eu te amo !"
(Victor Hugo "Carta para Juliette Drouet" de 21 de maio de 1844)
Pode ser uma imagem de 2 pessoas

Eles se conheceram em um dos ensaios de uma das peças do artista, na qual Juliette desempenhou um papel prqueno. Em uma conversa com o dramaturgo, a atriz afirmou, espirituosamente que “não havia papéis pequenos nas peças de Victor Hugo” o que imediatamente conquistou o coração do romancista. Ela tinha 26 anos e ele, 32. Um encontro que determinou uma longa história de amor que traria imensa felicidade, e, ao mesmo tempo, a amargura da traição, da dor e do desapontamento.
Juliette Drouet foi companheira de Victor Hugo por 50 anos. Ela morreu em 11 de maio de 1883, aos 77 anos. Hugo sobreviveu a ela por 2 anos. Ele morreu em 22 de maio de 1885 em Paris, aos 83 anos.
Helena Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário