segunda-feira, 13 de novembro de 2023

PAIS ANALFABETOS

 Filho de pais analfabetos, jovem que concilia estudos e trabalho aposta no Enem para cursar Direito: ‘quero que meus pais me vejam juiz”

 

João Vitor quer cursar Direito e faz o Enem em João Pessoa — Foto: Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco

João Vitor quer cursar Direito e faz o Enem em João Pessoa — Foto: Ana Beatriz Rocha/TV Cabo Branco

O sonho de João Vitor dos Santos é claro. Ele quer usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na universidade, cursar Direito e alcançar uma conquista para toda a família. O estudante, de 20 anos, faz as provas em João Pessoa, neste domingo (12).

  • “Passar no Enem, pra mim, será uma vitória pessoal. Meus pais não tiveram oportunidade de estar aqui. Meus pais são analfabetos. Quero que eles me vejam tendo uma profissão, coisa que eles não tiveram. Quero que meus pais me vejam como juiz”, contou.

    No início, a mãe do participante até se preocupou com os custos do ensino superior. Ela não sabia que universidades públicas têm cursos gratuitos. Mas o filho logo explicou como funcionam as instituições federais e estaduais, onde pretende estudar.

    Enquanto não ingressa no ensino superior, o candidato termina o ensino médio. Ele estuda, mas também trabalha fazendo “bicos” de trabalho informal.

    Neste domingo, João Vitor e mais 124 estudantes passam pelo segundo dia do Enem, que tem provas de matemática, biologia, física e química.

    g1 fará uma correção ao vivo com gabarito extraoficial após as provas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário