sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

SORRIA, VOCÊ ESTÁ NA BAHIA

Tradição há 127 anos, Galeota 'Gratidão do Povo' é embargada pela Capitania dos Portos

Apesar disso, procissão marítima está mantida e deve ser feita com um catamarã. Galeota conduz imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, da Igreja da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, sempre no dia 31 de dezembro.


Resultado de imagem para fotos galeota do senhor dos navegantes salvador
Após 127 anos de tradição, a procissão marítima com a Galeota 'Gratidão do Povo', que leva a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, da Igreja da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, anualmente no dia 31 de dezembro, pode ser feita com outra embarcação.
A galeota foi embargada pela Capitania dos Portos da Bahia por ter apresentado problemas na estrutura.O órgão disse que, no dia 20 de dezembro, realizou uma vistoria na embarcação e foram constatados infiltração e rachadura na quilha, peça fundamental da estrutura de uma embarcação, que sustenta todos os outros elementos que compõem o barco.
A capitania informou que, enquanto os reparos não forem feitos, a embarcação não tem autorização para navegar.
Ainda segundo a Capitania dos Portos, os danos encontrados podem colocar em risco a vida das 25 pessoas que vão a bordo da embarcação, entre elas o arcebispo, padre, sacerdotes e pessoas da Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, além da imagem de Bom Jesus.
"O que tínhamos que fazer, nós já fizemos. Fizemos o que estava ao nosso alcance. Nós estivemos com a Capitania ontem [quarta-feira] e ela disse que, pelo serviço que nós fizemos, não tinha o que vistoriar, porque o serviço que fizemos não atende às exigências da Capitania", explicou o presidente da irmandade, Expedito Sacramento.
Segundo Expedito, que lidera a tradição há cerca de 50 anos, mesmo que a tradição da galeota não aconteça, a procissão estará mantida com auxílio de um catamarã.
"Já existe um plano B. Estamos com o catamarã Senhor do Bonfim à nossa disposição. Caso realmente a embarcação seja impedida, nós vamos optar por esse catamarã. A tradição não deixa de acontecer. A procissão está mantida", concluiu.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO
Esperaram 355 dias para constatar que a galeota "Gratidão do povo" precisava de reparos? Lamentável.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário