PRAIAS, AREMBEPE, PITUAÇU, ILHA :
TUDO ACABANDO
A Bahia insiste com sua beleza, apesar de tão maltratada. Esses quadros foram clicados nas quebradas da ilha de Itaparica. Não vou fazer a indicação, nem dizer o local , porque talvez ali more o perigo. Quando fui fotografar com Lula Afonso, um nativo vendedor de chapéu nos disse para não ir sozinho, principalmente cheio de máquinas.Fomos e ainda comemos peixe e tomamos várias cervejas, arriscamos.
A ilha está acabada, com zero de planejamento urbano, escapando alguns poucos bolsões. Acabaram com ela e o crack a droga da miséria está se alastrando, junto com a criminalidade e os esgotos também. Falando em esgoto, foi um choque a publicação da Folha de São Paulo, sobre a poluição da Praia da Boca do Rio, aonde vai ter o Festival da Virada. A quantidade de coliformes fecais é 16 vezes maior do que o aceitável, isso mesmo 16 vezes mais, não é o dobro não, são 16 vezes mais que o nível aceitável.
A Saltur declarou que vai avisar aos milhares e milhares de baianos e turistas que vão curtir o Festival, para não caírem no mar, será que vai conseguir ? A quantidade assusta e crianças e adultos que por lá mergulham estão literalmente engolindo fezes, com elas entrando em feridas, ouvidos, nariz, um horror. A Praia da Boca do Rio, era um patrimônio de Salvador, com muitas histórias, que o diga a Praia dos Artistas. É urgente e necessário que a Embasa tome uma providência nesse local, pois o esforço é imenso para se construir um Centro de Convenções que vai receber gente do Brasil e do mundo, e é um absurdo ter que avisar a todos para não pôr nem os pés no mar da Bahia.
O desastre se espalha por Pontos emblemáticos dessa terra, O Porto e o Farol, cantado por tantos artistas, quando chove o esgoto invade a praia. Pituaçu, nosso Parque de um valor inestimável está pela metade, lagoa poluída e acabam de passar o trator por lá desmatando uma área imensa, não deixando pedra sobre pedra. Vi gente chorando com a situação. E Arembepe, que foi sonho do mundo, sofre com a invasão do Sangradouro e agora com a liberação de um empreendimento dentro de uma área de proteção ambiental.
Agora uma grande pergunta, Salvador está com quase todas as praias impróprias para banho, porque nessas praias consideradas impróprias a Secretaria de Saúde do Estado e do Município, não colocam placas para as pessoas não mergulharem.
Sabemos que isso vai espantar turistas, mas a saúde das pessoas tem que estar em primeiro lugar e temos que ter coragem e honestidade para fazer isso.
IMPRÓPRIAS : Farol da Barra, Ondina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Patamares, Corsário, Itapuã, Pedra Furada, Penha, Bogari, Periperi, Tubarão.
Sérgio Siqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário