terça-feira, 14 de setembro de 2021

CONCURSO MUNDIAL DO QUEIJO

 MONDIAL DU FROMAGE REALIZADO EM TOURS, NA REGIÃO CENTRAL DA FRANÇA


Quatro queijos brasileiros ganham super ouro no 4º Mondial du Fromage
Os queijos brasileiros continuam fazendo bonito em concursos internacionais. Acabamos de faturar 59 prêmios na 4ª edição do Mondial du Fromage em Tours, encerrado nesta terça (4). Quer saber mais? Voltamos da França com nada menos do que quatro medalhas super ouro (quando o produto já foi ouro e volta para uma nova avaliação), além de oito de ouro, 19 de prata e 28 de bronze.

Um feito e tanto! Três destes super premiados são da Serra da Canastra (MG): Vale da Gurita, Santuário do Mergulhão (curado) e Queijo do Ivair. O último é de São Paulo: Cuesta (oito meses), feito na Fazenda Sant’Anna, em Pardinho.
"Estamos muito felizes , um reconhecimento incrível do nosso trabalho. Participamos pela segunda vez. Em 2017 ganhamos medalha de prata", conta Arnaldo Ribeiro, produtor do Vale da Gurita, do município mineiro de Delfinópolis. Foram levados do Brasil 137 queijos de regiões diferentes para competir com outros 19 países, entre eles Itália, Bélgica, Brasil, Japão, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça e Israel.
"A gente sempre trabalha querendo fazer o melhor queijo e pensando em ganhar uma medalha, mas quando ela vem a gente não acredita. Agora estamos doidos para ela chegar para a gente pegar (risos)", revela Ivair José de Oliveira, produtor do Canastra com fungo feito no município de São Roque de Minas. Além do super ouro, ele ainda voltou com um bronze.

Fazer queijo está no meu DNA, é coisa de sangue", afirma Silmar de Castro Mota, produtora do queijo Santuário do Mergulhão, em São Roque de Minas. "Quando a gente recebeu o comunicado foi uma surpresa mas ao mesmo tempo esperado. Quando a gente faz queijo artesanal a gente sabe o risco que está correndo. Ter uma super ouro é algo inexplicável, temos uma produção muito pequena, uma preocupação de produzir e ao mesmo tempo preservar a natureza, uma responsabilidade. O agricultor e pecuarista, produtor em geral, sabe que quando cuida da natureza ela cuida de você. Então este prêmio vem como recompensa por todo um trabalho de preservação, não só o queijo, mas todo o modo de produzir", destaca a produtora, que ainda faturou uma medalha de prata no mesmo concurso. Um recorde: 157m de uma mesa com queijos do mundo inteiro. Foram mais de 950 no páreo.
"Nossos queijos são únicos no mundo por causa de nossos clima e solo. Não só por isso. Somos um dos únicos países que utiliza leite de quatro mamíferos na produção de lácteos: vaca, cabra, ovelha e búfala", diz o cheese hunter André Deolindo. Ele conta que tivemos ainda o primeiro queijo de cabra brasileiro a ganhar uma premiação internacional. Com casca mofada, especialidade dos europeus, o produto saiu de Barbacena (MG) e ganhou ouro.
O Mondial du Fromage acontece de dois em dois anos.
A França é mundialnente reconhecida por seus queijos maravilhosos. Ter os queijos brasileiros reconhecidos e premiados no “pays des fromages” é uma grande honra para os brasileiros!

Um comentário: