quinta-feira, 30 de setembro de 2021

ART DECO EM CASABLANCA

Casablanca é a maior cidade de Marrocos, na costa atlântica do país, e uma das maiores do Norte de África. Tem cerca de 5,5 milhões de habitantes. É o maior porto e o maior centro industrial e comercial de Marrocos.

Fotografias: Dimitri Ganzlevitch


A cidade possui uma praça principal, da qual irradiam diversas avenidas. Na generalidade, os edifícios constituem uma versão francesa da arquitectura árabe-andaluza, brancos com linhas simples, sendo de especial interesse a área da Praça das Nações Unidas, onde se localizam as maiores infra-estruturas.





A nova Casablanca do general Lyautey trouxe um estilo arquitetônico conhecido como Mauresque (Mourisco), que combinava os projetos tradicionais marroquinos com as influências mais liberais da Europa do início do século XX.


              





 

Na década de 1930, a arquitetura Mauresque começou a refletir no estilo Art Deco parisiense, caracterizado por ornamentadas varandas, escadas e janelas de ferro forjado; fachadas e frisos esculpidos; e arredondados, em vez de retas, cantos exteriores.





 

Alguns desses edifícios foram restaurados ou mantidos em boas condições, e são uma lembrança visual da história antecipada do protetorado de Casablanca.





 

Muitos dos melhores exemplos da cidade estão em uma área cercada pela avenida Mohammed V ao norte, a avenida Lalla Yacout ao sul, a rue du Prince Moulay Abdellah a oeste e a rua Ibn Batouta a leste.




















CINEMA RIALTO

 É um dos cinemas mais antigos do Marrocos.


A construção foi concluída em 1929 de acordo com os projetos do arquiteto francês Pierre Jabin . 


Ele foi projetado para acomodar 1.350 espectadores. 

O Cinema Rialto é um símbolo de uma época em que Casablanca foi moldada por uma cultura de entretenimento e recreação. 

O cinema acolheu as estreias de filmes internacionais e também de performers como Édith Piaf , Charles Aznavour e outros. 

Em 1943, a artista americana Josephine Baker chegou a se apresentar no Rialto para soldados americanos estacionados no Marrocos após a Operação Tocha na Segunda Guerra Mundial . 

As salas de cinema tornaram-se menos importantes com a disseminação da tecnologia, permitindo que as pessoas assistissem a filmes em casa mais baratos, mas o Cinema Rialto ainda atrai visitantes e turistas.



O Cinema Rialto é considerado um monumento da arquitetura Art Déco pela qual Casablanca é famosa e por isso ainda atrai visitantes. 


O cinema tem capacidade para 1300 lugares, dos quais 400 estão no nível característico do mezanino. 


Apesar das muitas reformas ao longo dos anos, o estilo arquitetônico do edifício ainda é considerado inteiramente Art Déco.


COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO Considero o centro de Casablanca como um tesouro da arquitetura colonial Art Decô. Me parece da maior urgência que a UNESCO classifique este importante conjunto como Patrimônio Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário