segunda-feira, 27 de setembro de 2021

UM ARQUITETO NEGRO EM 1871

 DOCAS PEDRO II, ERGUIDA EM 1871, FOI A PRIMEIRA CONSTRUÇÃO SEM MÃO DE OBRA ESCRAVA NO BRASIL




O antigo prédio das Docas Dom Pedro II foi erguido em 1871 pelo arquiteto negro André Rebouças sendo uma das primeiras obras do país sem mão de obra escrava. Ele servia de entreposto de mercadorias. O cais ficava à esquerda antes do aterramento para a ampliação do porto do Rio.
 
Diretor de obras da Doca da Alfândega, André Rebouças foi um dos mais ativos militantes negros pelo abolicionismo, influenciando as ações até o alcance de seu objetivo maior, a assinatura da Lei Áurea. Não é a toa que tem um túnel com seu nome que liga a Zona Sul à Zona Norte da cidade.
 
Tendo viajado para a Europa, e se especializado em fundação e obras portuárias, Rebouças também participou da construção de outros portos do país, como no Maranhão, na Paraíba, em Pernambuco e na Bahia. Foi também referência em projetos de obras ferroviárias e de abastecimento de água nesses estados. 
 
O prédio, que pertence ao Governo Federal, é cedido há 20 anos ao movimento Ação da Cidadania, e não há garantia de renovação. Ele é tombado pelo Patrimônio Histórico, inclusive sua Pedra Fundamental e objetos contidos no interior da “Cápsula do Tempo”, encontrados durante obras de restauração em 2012. 
 
O galpão fica em frente ao Cais do Valongo, construção que ganhou o título de patrimônio da humanidade. Ainda estão de pé as ruínas do principal porto de entrada dos escravizados africanos no Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário