domingo, 12 de setembro de 2021

CHINA TRANSFORMA DESERTO EM FLORESTA

Entenda como a China transformou DESERTOS em FLORESTAS VERDES



A China é uma das maiores potências mundiais, e muito se deve ao seu grande território. Entretanto boa parte desse terreno chinês é composto por desertos, onde a agricultura não funciona. Esses locais áridos também geram problemas ambientais como as grandes tempestades de areia comuns naquela região.

E foi olhando para este cenário que o governo chinês teve a ideia de criar um projeto de se transformar áreas de desertos em florestas. Apesar de parecer um pouco absurdo, a ideia foi para frente e vem sendo desenvolvida a mais de 4 décadas. O resultado de tudo isso é que vamos acompanhar nesta matéria.

O problema

Em 15 de março de 2021, a China enfrentou a maior tempestade de areia, lembrando que estamos falando da China, o país que mais cresce no mundo em todos os sentidos e é claro que eles iam achar uma solução para acabar com as tempestades de areia nas grandes cidades. Foi aí que surgiram projetos para diminuir a extensão dos desertos, assim literalmente os chineses queriam transformar desertos áridos em florestas verdes, dessa forma criaram um dos projetos artificiais mais fantásticos da história. E olha que esse projeto deu certo mesmo, após alguns anos em prática foi possível ver seus frutos em 2010, neste mesmo ano o projeto se tornou a maior floresta artificial do mundo, cobrindo mais de 500.000 km².

Entenda como a China transformou DESERTOS em FLORESTAS VERDES

O amarelo do deserto foi substituído pelo verde de plantas por todos os lados. A escassez deu lugar a vida, mas a China quer ainda mais do que isso.

Origem

Tudo começou em 1978, quando o governo chinês criou uma nova Lei muito direta e obrigou que toda a pessoa que tivesse mais de 11 anos de idade deveria plantar pelo menos três árvores por ano em uma região desértica específica, estas deveriam ser árvores de Álamo Eucaliptos e outras espécies.

E com esta lei a China plantou em 10 anos, cerca de 56 bilhões de árvores, somente em 2009 foram semeadas em 5.88 milhões de hectares de areia. Com esta nova lei a China plantou 2,5X mais árvores que todos os países do mundo juntos. Isso até rendeu ao país um prêmio Nobel.

Antes disso, em 2006, a China havia informado que 2,63 milhões km², ou seja, 27% de seu território, era de deserto. Esse número estava acima dos 18% registrados em 1994 mostrando o crescimento da área deste meio tempo. As novas florestas que foram plantadas durante um grande período absorvem mais dióxido de carbono do que as de crescimento lento que quase não restam na China. Também árvores de crescimento rápido como Álamo e Bétula Branca, talvez capturem o dobro de dióxido de carbono do que os Abetos e Pinheiros Coreanos, segundo os especialistas.

Até hoje o governo chinês faz uso da “Grande Muralha Verde” como forma de propaganda, por seus esforços para combater a mudança climática. Cerca de 3 milhões de membros do Partido Comunista, funcionários e trabalhadores plantam árvores da primavera, acontecimento bastante divulgado na China. O governo destaca a importância da floresta para combater décadas de danos ambientais, mas a campanha oficial tem várias críticas. E estes críticos afirmam que as espécies plantadas e sua localização, limitam a efetividade dessa iniciativa.









Desertos chineses transformados em floresta

A China possui 8 desertos dentro do seu território, então eles acham importante combater não apenas um deserto, mas vários deles. Hoje vemos vários exemplos da China além da “Grande Muralha Verde”, de desertos que estão sendo restaurados.

O deserto de Maowusu é dos quatro maiores desertos da China, quer dizer, era pelo menos até um tempo atrás. Agora o caminhar pelo seu interior o verde é a cor predominante ao invés do amarelo característico das areias do deserto. Já por cerca de 70 anos ali acontece a luta contra a desertificação. Hoje os resultados dos esforços de controle do deserto são muito visíveis, sendo que 860 mil hectares de areia movediça foram eliminados na região arenosa, a dispersão anual de poeira foi reduzida em mais de 100 dias para menos de 10 dias, a área de pastagens utilizáveis atingiu o 183 mil hectares dando lugar a um projeto regional de proteção florestal.

O mesmo tipo de transformação onde deserto se torna floresta, acontece em Kubuqi, o sétimo maior deserto da China.




MAIS:


Um comentário:

  1. Já o Brasil transformamos florestas em desertos. Óbvio, se fôssemos chineses faríamos o contrário.

    ResponderExcluir