domingo, 26 de setembro de 2021

GUERRA AO PLÁSTICO!

Fionn Ferreira tem apenas 18 anos, mas já está deixando seu legado no mundo. O jovem irlandês desenvolveu uma nova tecnologia capaz de retirar microplásticos da água por meio de magnetismo.

A ideia surgiu durante um passeio de caiaque no mar. Fioon avistou uma rocha, coberta por óleo descartado incorretamente, e reparou que haviam incontáveis pedacinhos de plástico grudados nela. Ao pesquisar o fenômeno, o garoto descobriu que óleo e plástico se atraem por serem ambos apolarestermo químico para substâncias que interagem entre si por não terem polos positivos e negativos.

Assim, decidiu recriar o fenômeno, usando óleo vegetal e óxido de ferro magnetizado. O resultado foi um imã que, após milhares de testes, provou ser bastante eficiente – entre 87% e 93% – para atrair partículas de plástico da água e então removê-las de lá.

Por sua invenção, Fionn foi premiado na Google Science Fair e ganhou uma bolsa de estudos de US$ 50 mil, que está usando para cursar Química e aprimorar a tecnologia que inventou. Agora que a técnica já foi validada pela comunidade científica, o jovem se dedica a encontrar maneiras de aplicá-la em dispositivos – tais como dutos de encanamentos domésticos, canos de Estações de Tratamento e barcos – capazes de filtrar os microplásticos da água que por eles passa. Vai, Fionn! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário